Este artigo é parte da nossa nova série "Material em Foco", onde os arquitetos compartilham conosco o processo de criação através da escolha de materiais que definem parte importante da construção de seus projetos.
Neste projeto da Casa de Tijolos, realizado pelo escritório Verri & Galvão Arquitetos, os volumes receberam externamente revestimento de tijolos cerâmicos da região, que são feitos com a terra vermelha característica do lugar, condição necessária para controlar a incidência e reflexão da luz nas paredes externas e remeter à cor do solo, tão acentuada no norte do Paraná. Nós conversamos com o arquiteto Aníbal Verri Júnior para saber mais sobre as escolhas dos materiais utilizados e sobre a influência que desempenhou estas escolhas no conceito de projeto. Leia a seguir a entrevista:
Quais são os principais materiais usados no projeto em questão?
AVJ: Concreto aparente e nos revestimentos de paredes externas, foram utilizados tijolos maciços, nos pisos internos e no forro madeira de Ipê.
Quais foram suas maiores fontes de inspiração e influência quando estava escolhendo os materiais empregados no projeto?
AVJ: Arquitetura regionalista do Alvar Aalto e Siza Vieira com escolha dos materiais da região, tijolos de barro vermelho e madeira.
Descreva como as decisões relativas aos materiais influenciaram a concepção do projeto.
AVJ: A obra localiza-se no norte do Paraná em Maringá, região muito quente, a escolha dos tijolos como revestimento da alvenaria de blocos cerâmicos propiciou o aumento da espessura das paredes e consequentemente da inércia térmica. Utilizamos basicamente dois materiais, o revestimento de tijolos nas paredes externas e madeira nos pisos e forros.
Quais foram as vantagens que este material ofereceu para a construção do projeto?
AVJ: Garantia do aumento da inércia térmica.E no caso da madeira nos oferece uma unidade e conforto ambiental, tanto acústica como no visual.
A escolha dos materiais impôs algum tipo de desafio ao projeto?
AVJ: Nos revestimentos externos, o problema de estanqueidade, assentamos os tijolos em amarração com espaçamento de um centímetro e posterior aplicação de um selante siliconado. No caso da madeira, procuramos utilizar um sistema de macho estendido em que a fixação não aparece, no piso fixado sobre barrotes de madeira e no forro sobre estrutura metálica e madeira. Utilizamos ainda a madeira como divisória entre a sala de jantar, copa, adega e lavabo.
Como você pesquisou fornecedores e construtores adequados aos materiais empregados no projeto?
AVJ: Com fornecedores locais e mão de obra experiente, acompanhamos a execução com os carpinteiros e marceneiros.
Veja aqui o projeto completo:
Casa de Tijolos / Verri & Galvão Arquitetos
34 Do arquiteto. Trata-se de uma casa unifamiliar, construída em condomínio, cujo processo de trabalho se desenvolveu de 2011 a 2015, onde nos responsabilizamos pelos projetos arquitetônico, mobiliário e acompanhamento de obra. A projeção retangular da casa, com 7 m de recuo frontal, ocupa dois lotes que juntos somam aproximadamente 1200 m², com sua maior dimensão paralela à via em sentido norte-sul.