O Waldorf Astoria New York divulgou planos para um grande projeto de restauro nos interiores e exterior de seu icônico edifício, a cargo do escritório Skidmore, Owings & Merrill (SOM) e do designer de interiores Pierre-Yves Rochon (PYR). Se aprovado pela New York City Landmarks Preservation Commission, o projeto será um dos mais complexos e intensivos esforços de preservação deste marco histórico da cidade de Nova York.
A proposta de restauração traz muitos dos elementos originais Art Déco do hotel que foram perdidos com as alterações anteriores. Todos os espaços do edifício, incluindo a entrada Lexington, o hall e o "Peacock Alley", serão preservados, enquanto que os equipamentos do hotel serão modernizadas para melhor atender os hóspedes.
Além da restauração dos espaços públicos e de eventos, o Waldorf planeja criar novos quartos, suítes e apartamentos.
"Reunimos uma equipe de projeto de nível mundial, com experiência incomparável em restauro e revitalização de propriedades históricas, para criar uma proposta que trata a história do Waldorf Astoria New York com respeito e dedicação aos detalhes", disse Brandon Dong, do Anbang Insurance Group, proprietária do Waldorf Astoria New York. "A restauração destes belos espaços é essencial para o futuro de Waldorf Astoria Nova York como um ícone da cidade de Nova Iorque e destino global."
A SOM tem experiência em projetos de restauração e reuso adaptativo em vários outros marcos da cidade de Nova Iorque, incluindo o Moynihan Train Hall, o General Electric Building e a Lever House.
O Waldorf Astoria New York foi originalmente inaugurado em 1893 no local onde hoje se localiza o Empire State Building, antes de se mudar para a sua localização Park Avenue em 1931. O edifício foi designado um marco oficial da cidade de Nova Iorque em 1993.
O projeto de renovação deverá durar de dois a três anos.
Via Waldorf Astoria.