O Museu Noguchi selecionou o arquiteto John Pawson e o pintor Hiroshi Seju para receberem o Isamu Noguchi Award 2017. Em seu quarto ano, o prêmio anual foi criado para homenagear indivíduos que "compartilham o espírito de inovação, consciência global e compromisso de Noguchi com o intercâmbio cultural entre ocidente e oriente".
O prêmio é dado a cada ano a um arquiteto e um artista ou designer, honrando a carreira multifacetada do artista / arquiteto Isamu Noguchi. Os vencedores anteriores do prêmio incluem Tadao Ando e Elyn Zimmerman em 2016; o arquiteto Yoshio Taniguchi e o designer industrial Jasper Morrison (2015); e o vencedor do prêmio inaugural, Norman Foster e o artista Hiroshi Sugimoto (2014).
O internacionalmente aclamado arquiteto John Pawson foi reconhecido por sua vasta gama de trabalhos, desde residências particulares a exposições, desde mosteiros a iates. Tendo passado quatro anos trabalhando no Japão sob a tutela de Shiro Kuramata, o trabalho de Pawson é extraído de uma variedade de tradições unidas através de uma abordagem minimalista rigorosa.
"O trabalho de Pawson continua a crescer a partir das expressões de simplicidade que formaram um componente consistente de ambas as tradições orientais e ocidentais, desde os conceitos japoneses do zen à arquitetura monástica cisterciense", observa o museu.
Os projetos recentes por Pawson incluem a coleção Feuerle Collection em Berlin e a renovação do Museu do Design em Londres, que foi incluído recentemente no prêmio anual do RIBA.
O pintor japonês Hiroshi Senju foi escolhido por conta de suas "imagens sublimes e monumentais de cachoeiras e penhascos que combinam uma linguagem visual minimalista enraizada no expressionismo abstrato com técnicas japonesas antigas de pintura".
"Ele é um dos poucos mestres contemporâneos do estilo nihonga, de 1.000 anos de idade, utilizando pigmentos feitos de minerais, pedra moída, casca e corais suspensos em colas feitas de pele de animal", explica o museu. "Senju cria suas cachoeiras derramando a tinta na tela, conjurando não somente a aparência da água correndo, mas também seu som, cheiro, e sensações. Senju foi o primeiro artista asiático a receber um Menção Honrosa na Bienal de Veneza (1995). "
O Prêmio será apresentado a Pawson e Senju no evento anual do museu, em 16 de maio.
Notícia via Isamu Noguchi Museum.
Tadao Ando vence o Isamu Noguchi Award 2016
O Noguchi Museum selecionou Tadao Ando, juntamente com a artista Elyn Zimmerman, como vencedor do terceiro Isamu Noguchi Award, "que visa reconhecer indivíduos que compartilha do espírito de inovação, da consciência global e do intercâmbio oriente-ocidente do Noguchi".