A arquiteta e fotógrafa italiana Francesca Perani decidiu que era hora de abordar a questão dos direitos autorais pouco claros e estereótipos cansados das escalas humanas usadas em renders e fotomontagens. Em seu site cutoutmix, explica que ela e sua "gangue criativa" de designers mulheres estão, "melhorando o mundo dos renders com a ajuda e talento de artistas internacionais". Agora, os usuários podem acessar duas das coleções gratuitamente, que estão sob licença creative commons.
Ultimamente os desenhos arquitetônicos têm se afastado do foto-realismo para explorar dimensões mais emocionais e visionárias. Inspirado por ambas as ilustrações refinadas do início do século XX e narrativas pós-modernas, o render digital está se tornando cada vez mais sedutor graças a um uso renovado da fotomontagem e técnicas de ilustração.
Infelizmente, muitos designers estão preenchendo seus projetos com personagens que pertencem a pinturas ou fotografias facilmente reconhecíveis, independentemente de qualquer violação de direitos autorais. O objectivo deste ambicioso projeto... é promover uma nova colaboração entre designers e artistas.
Perrani espera que a coleção cresça e incentiva os usuários a entrarem em contato e "apreciar e difundir" as escalas humanas originais. Se você decidir usar qualquer uma das 127 figuras, não se esqueça de dar crédito com um link para www.cutoutmix.com!