O congestionamento no trânsito é um os grandes problemas enfrentados pelas cidades de todo o mundo. Para ilustrar isso, apenas em um ano é possível perder até 104 horas em engarrafamentos, como ocorre, por exemplo, em Los Angeles, segundo o Índice Global de Tráfico INRIX.
No entanto, ha outros dados que evidenciam a causa do problema: 30% do trânsito urbano corresponde a condutores procurando uma vaga de estacionamento; e em 85% dos veículos o condutor está sozinho.
Dados como este são apresentados por Wanis Kabbaj, que ao longo dos últimos 16 anos, tem trabalhado em áreas que sobrepõem a inovação com o transporte a partir de uma ótima diferente, buscando um nexo entre o corpo humano e o transporte.
O interessante deste enfoque é o vínculo entre o funcionamento de ambos os sistemas. Assim, se para cada batida do coração os glóbulos vermelhos se compactam usando 95% do oxigênio, aproveitando ao máximo o espaço disponível, "imagina se os veículos que utilizamos em nossas cidades estivessem lotados, quanto espaço teríamos para caminhar, andar de bicicleta e desfrutar da cidade?", disse Wanis.
Assista ao vídeo com legendas em português, aqui.