AART Architects venceu um concurso para projetar um novo complexo residencial e comercial no coração de Aarhus Ø, o recém-desenvolvido distrito portuário de Aarhus, na Dinamarca. A proposta vencedora, apelidada de Nicolinehus, foca em "injetar vida e autenticidade no novo bairro portuário e [pavimentar] o caminho para as oportunidades únicas que o cenário oferece". Seu projeto inspira-se nos antigos blocos residenciais do centro da cidade, repensando a tipologia com pátios em um "híbrido de bloco residencial clássico e paisagem em terraços."
Em parceria com o construtor de imóveis Bricks e o paisagista Schønherr, AART Architect procurou fundir a função e a estética das duas abordagens arquitetônicas diferentes para criar um todo que conforma um senso de comunidade.
"O encontro entre a estrutura rígida da praça e as superfícies escalonadas da paisagem em terraços cria uma obra arquitetônica visionária - aberta e vibrante, e com vistas em abundância, onde as pessoas viverão suas vidas em pátios e jardins e varandas", explicam os arquitetos em um comunicado de imprensa.
O complexo, de aproximadamente 40.000 metros quadrados, está dividido em seções residenciais e comerciais separadas, que conectam o edifício à piscina e marina próximas. Nicolinehus é organizado em torno de dois pátios, moldando vistas a marcos importantes da cidade, incluindo a floresta verdejante de Riis Skov, a antiga marina e o centro histórico da cidade. Os teto-jardins fornecem plataformas aos residentes e aos trabalhadores para apreciar estas vistas.
Além da forma do edifício, Nicolinehus inspira-se na tradição material dos blocos habitacionais históricos, usando um tijolo vermelho texturizado "processado em maneiras diferentes para aderir à fachada com vida e personalidade." Ao longo das escadas, o tijolo foi perfurado para trazer luz natural e imprimir a circulação na fachada do edifício. Em outros locais, a fachada cria uma protuberância onde se inserem janelas.
"Esta é uma arquitetura moderna com um gosto pela artesania", afirmam os arquitetos. "Esta é a arquitetura criada para parecer tão bonita no futuro quanto parece hoje. É resiliente e resistirá às condições meteorológicas na orla. "
Notícia via AART Architects.