Com a tecnologia de realidade virtual tornando-se uma ferramenta cada vez mais comum em escritórios de arquitetura, os engenheiros já começaram a pensar sobre a próxima onda de avanços que poderiam tornar seus produtos ainda mais funcionais. Um desses avanços faz uso de uma das maiores revoluções da era da informação: a análise do feedback dos usuários.
Recentemente, a empresa de visualização 3D InsiteVR implementou pela primeira vez esses recursos em seu software - permitindo que os arquitetos entendam como as pessoas estão visualizando seus modelos.
Com o Analytics, os percursos realizados com o InsiteVR podem ser reproduzidas com um mapa de calor superposto, que oferece dados sobre a distribuição da atenção dos usuários no espaço virtual. Avatares representando cada usuário podem ser seguidos no espaço, possibilitando rastrear e analisar por onde eles passaram, quando eles pararam, para onde olharam ou quais desvios tomaram.
Um exemplo usado pelo InsiteVR é o de uma quadra de basquete: qual é a visibilidade de um determinado assento do ginásio, e como a arquitetura pode ser usada para melhorar a experiência do espectador?
O InstiteVR sugere que o software poderia ser usado para melhorar a estratégia de circulação em grandes edifícios, como hospitais, aeroportos e outros espaços públicos. A eficácia da sinalização pode ser medida com precisão, levando em conta quanto tempo o usuário leva para encontrá-la e quantas vezes eles são levados ao seu destino pretendido.
Saiba mais sobre o Analytics e como ele funciona, aqui.