- Área: 5 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Maksymilian Majoch, Shotmate, Europejski Instytut Miedzi, Tomasz Sarna
-
Fabricantes: Artbeton, Concreate, Copper Products used, Fibrobeton, Jansen, Lumiartecnia Internacional, Rieder Group, Zumtobel
"Hydropolis" foi estabelecido em um reservatório subterrâneo de água limpa. Pertence à Companhia de Tratamento de Água e Esgoto de Wrocław e é um dos monumentos arquitetônicos do sistema de abastecimento de água.
O reservatório de água limpa foi construído entre 1890 e 1893 como um dos elementos do sistema de abastecimento de água "Na Grobli" e originalmente serviu como um sistema de filtragem até 1904. A estação de bombeamento adjacente a ele, a oeste, foi construída em 1924.
"Na Grobli" é uma das poucas plantas de abastecimento de água bem preservadas na Europa. Como um local tombado, possui características estritas de proteção e conservação. Depois que o edifício foi fechado, sua posterior degradação só poderia ser evitada se ele fosse adaptado a novas funções de interesse geral.
O reservatório de água limpa, os filtros antigos e a estação de bombeamento adjacente ao reservatório fazem parte do sistema de abastecimento de água "Na Grobli". A seção transversal do reservatório tem uma forma retangular que mede aproximadamente 72,8 x 63,9 metros. É coberto com um telhado verde, com dutos de ar que servem primeiramente para reduzir a pressão do ar dentro do reservatório.
As elevações leste e oeste possuem estilo historicista neo-gótico, com campanários, torres fortificadas,torres menores e portões. A elevação norte inclui doze arcadas semicirculares, enquanto a elevação sul formou uma encosta de terra a partir do nível do telhado.As fachadas são construídas com tijolos de cerâmica com detalhes de tijolos de vidro e cerâmicas modeladas.
O interior do reservatório possui quatro câmaras que, para acomodar sua nova função, estão ligadas por aberturas feitas nas paredes que permitem a passagem de uma seção para outra. Cada câmara é coberta por uma estrutura de três baias de concreto armado arqueado sobre as paredes que os separam e duas fileiras de pilares.
Um edifício anexo foi construído no lado sul da zona de entrada criando uma nova fachada que dialoga com a Torre de Água situada nas proximidades.
O material predominante utilizado na nova parte do edifício é o cobre clássico que devido ao processo de oxidação escurece de forma natural, harmonizando bem com o tijolo - o principal material do reservatório e da Torre de Água.
O corpo do edifício consiste em uma entrada com uma rampa adjacente que conduz à cobertura e à área técnica. As escadas que conduzem ao telhado do reservatório estão localizadas no espaço verde entre eles. O conjunto é coroado com um telhado de cobre.
As fachadas dos edifícios foram cobertas com painéis horizontais de cobre. Os painéis perfurados de correr foram utilizados para cobrir o vidro no ponto de entrada, enquanto que os painéis fixos em ambos os lados da fachada, juntamente com a cobertura, formam uma moldura para a impressora de água de 46,5 metros de comprimento. A água que cai da impressora cria padrões pré-programados e legendas - um prelúdio para o tema da exposição e o principal destaque da elevação de entrada.
Assim, a cortina de água criada preenche a elevação frontal. Ela se abre na frente dos visitantes que passam, permitindo a interação e o primeiro contato com a água.
A impressora de água é composta por doze módulos escondidos sob o forro de cobre, conectados com a porção técnica do edifício. Cada módulo possui um conjunto de válvulas solenoides controladas e bicosresponsáveis pelos efeitos criados pela impressora. A água na impressora circula em um sistema fechado.
O cobre é também o toque final do hall de entrada; ele ilumina o interior e harmoniza com as superfícies foscas de chapas de metal pretas e as lajes de concreto armado. A luz solar penetra nos orifícios irregulares dos painéis perfurados, preenche o espaço e cria uma interação única de luz e reflexões. Painéis verticais pré-oxidados de cobre são utilizados aqui.
O principal destaque dentro deste espaço é um vórtice dentro de um cilindro transparente fechado de 2,80m de altura e 1,60m de diâmetro. Ele foi posicionado de forma centralizada entre as escadas no nível subsolo.
Descrição do Produto:
A decisão de usar cobre desde o início parecia ser o mais adequado. Devido à sua durabilidade, beleza e variabilidade natural, a nova parte do edifício coberta com folhas de cobre complementa o caráter único do reservatório histórico e, ao mesmo tempo, enfatiza sua nova arquitetura. Usado no interior, intensifica a percepção espacial no salão graças ao seu brilho sutil e suas reflexões.