- Área: 84 m²
- Ano: 2007
-
Fotografias:Luc Dewaele
-
Fabricantes: Enjoy Concrete, Lootens
Descrição enviada pela equipe de projeto. O ‘Deutscher Soldatenfriedhof Langemark’, situado em Langemark, é um cemitério para soldados alemães. A posição lateral do terreno é o fundamento da paisagem e o conceito arquitetônico.
Originalmente, esse posicionamento é baseado na linha de defesa (Hindenburglinie Langemark-Geluveld), materializada paralelamente a largura do cemitério. A linha é vista como um bloco de concreto ao longo dos três refúgios de bomba alinhados ao norte.
O processo de Langemark baseia-se no percurso arquitetônico através do cemitério. O elemento principal do circuito é a abordagem sequencial das instalações de recepção e o cemitério. O caminho se divide em diferentes áreas que criam uma experiência espacial global.
A primeira área lateral é o estacionamento e a inclinação da paisagem. Esta área está fechada com uma parede de meia altura, materializada em concreto liso negro. O muro cria uma transição ao espaço sacro. A outra zona lateral é de superfície, composta por pedras que conduzem ao pavilhão.
O pavilhão está desenhado como uma longa caixa aberta de cor negra. Seu caráter monolítico concretiza a modéstia de uma maneira abstrata. O volume está situado na parte frontal da linha da vala comum.
Esta sepultura está rodeada por pedras de basalto e placas de cobre preto esverdeado, referindo-se ao volume negro.
A cada 6 metros há um interstício baseado na modulação das pedras das sepulturas da área verde maior. Isto possui uma dupla função: por um lado, serve como luz extra e, por outro, enfatiza a vista para o cemitério, referindo-se às escotilhas dos refúgios anti-aéreos.
Por fim, existe uma pequena praça que foi desenhada como ponto-chave para o edifício que emoldura a entrada do cemitério.