Capturando as grandes extensões do oeste dos EUA em uma série de superfícies espelhadas, MIRAGE é uma instalação situada no deserto do sul da Califórnia criada por Doug Aitken, artista e cineasta estadunidense. Uma adaptação experimental da tradicional casa suburbana em estilo de rancho, a obra tensiona a relação da arquitetura com a sua paisagem, manifestando-se como um caleidoscópio em escala natural.
Este estilo de residência californiana foi criado por um pequeno grupo de arquitetos nos anos 20 e 30, inspirada pela fluidez espacial do trabalho de Frank Lloyd Wright e fundida com as casas de um pavimento que pertenciam aos rancheiros. Após a Segunda Guerra Mundial, a simplicidade desta tipologia habitacional resultou em sua rápida ascensão em popularidade, adotada por construtoras para atender a demanda da rápida urbanização dos subúrbios.
"MIRAGE é reconfigurada como uma ideia arquitetônica: a casa suburbana aparentemente genérica agora desprovida de uma narrativa, seus habitantes, sua posse", afirma o Workshop Doug Aitken. "Esta estrutura mínima agora funciona inteiramente em resposta à paisagem ao seu redor. As portas, janelas e aberturas foram removidas para criar uma relação fluida com o entorno."
Com isso em mente, a instalação adota a forma reconhecível deste estilo e usa as superfícies estritamente reflexivas para transformar a estrutura em um dispositivo de enquadramento que simultaneamente absorve e reflete seu ambiente.
"Sujeito e objeto, interior e exterior, psicológico e físico; cada uma dessas forças de oposição são mantidas em tensão constante, mas passíveis de mudança e transformação na paisagem desértica em constante alteração", comentou a equipe de projeto.
Dado o seu carácter único e localização, o espaço pode ser experimentado em qualquer momento no tempo, oferecendo diferentes distorções e reflexões para cada perspectiva, seja sob a escuridão do céu noturno ou na extensão infinita do deserto ensolarado.
Projetado por Doug Aitken, MIRAGE faz parte da exposição de arte contemporânea Desert X, inaugurada em 25 de fevereiro e aberta até 31 de outubro. O trabalho de Aitken foi exibido em importantes galerias internacionais, como o MoMA, a Vienna Secession e a Serpentine Gallery de Londres.
Saiba mais sobre o projeto aqui.
Via: Doug Aitken Workshop.
New Oslo Installation Reflects Norwegian Landscape in Miniature