-
Arquitetos: Tom Mahieu Architect
- Área: 172 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Yannick Milpas, Kris Snoeck
-
Fabricantes: Accoya, ELEVATE, EUGEN DECKER, INNTEC, MDB metal, Saint-Gobain
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta edificação está localizado em um típico loteamento belga, com lotes que possuem 500 m² em média.
Devido à localização do terreno, próximo à um playground infantil e considerando sua orientação, decidiu-se utilizar metade da área construída disponível para o edifício e criar um máximo de espaço externo nas orientações leste, sul e oeste.
Todas as funções noturnas estão localizadas no volume retangular do primeiro pavimento, com apenas uma abertura horizontal na fachada norte, enquanto as outras fachadas não possuem aberturas.
Este bloco retangular está completamente construído de Madeira Laminada Colada e está apoiado no solo com 8 tubulações metálicas com núcleo de concreto. Esta estratégia foi adotada para criar o máximo de espaço aberto no térreo, pavimento ladeado com janelas do piso ao teto.
Como o térreo é revestido de vidro, os limites da casa e das áreas de estar são transferidos para as bordas do terreno. Isso cria uma sensação de amplidão e abertura com abundância de luz e espaço, apesar da limitada metragem construída.
Painéis em alumínio preto são instalados em torno do terreno garantindo privacidade. As áreas não edificáveis em ambas as laterais do terreno estão integradas com os painéis, tornando os espaços externos igualmente privados. Estes ambientes externos são transformados em jardins floridos e de água, visíveis do interior da casa, mas não da rua.
Descrição de Produto. O objetivo era construir uma casa compacta e contemporânea com o máximo de atenção ao uso de energia e durabilidade, criando uma ampla sensação de espaço em um pequeno terreno.
As paredes externas do pavimento térreo são todas de vidro, não existem paredes sólidas. A Madeira Laminada Colada foi eleito como material para todo o primeiro pavimento (piso, paredes e cobertura) devido à sua leveza, reduzindo a estrutura metálica do térreo e possibilitando o máximo de abertura.
Além disto, a MLC tem ainda as vantagens da prefabricação, construção rápida e precisa, com o material de construção que também é o acabamento final.