No próximo dia 9 de maio a Architectural Foundation exibirá dois filmes sobre dois Pritzkers portugueses: Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura. Ambos egressos da Universidade do Porto, a dupla vêm trabalhando em diversas colaborações há décadas e aparecem, respectivamente, como protagonistas dos filmes Having A Cigarette with Álvaro Siza, de Iain Dilthey, e Reconversão, de Thom Andersen.
A exibição será introduzida pelo arquiteto, escritor e curador da Trienal de Lisboa de 2016, André Tavares, e acontecerá na próxima terça-feira, 9 de maio, às 18h e às 20h55. Os dois filmes serão projetados duas vezes, devido à demanda do público.
Having A Cigarette with Álvaro Siza
Com narração do próprio Siza - em conversa com a câmera e o arquiteto Souto de Moura - Iain Dilthey nos leva a um passeio pela obra de Siza, enquanto o arquiteto reflete sobre a arquitetura como agente do tempo, memória, beleza e responsabilidade. Uma visão íntima da produção de um dos maiores nomes da arquitetura mundial, a abordagem simultaneamente formal e aberta do filme reflete o equilíbrio entre status e humildade no trabalho do arquiteto.
Reconversão
Thom Andersen aborda a prática de Souto de Moura, centrada na exploração da ruína como "estado natural" da arquitetura e da cidade como aglomeração de fragmentos do passado, do presente e do futuro. Capturando o trabalho de Souto de Moura através de uma sucessão de imagens animadas, Reconversão insinua os paralelos entre arquitetura e cinema como recortes de tempo, espaço e memória.
Para saber mais sobre a exibição dos filmes, acesse a página da Architectural Foundation.
Fonte: Architectural Foundation