Provavelmente você já usou ou ouviu falar do aplicativo Shazam, usado por milhões de pessoas para identificar músicas e letras de canções. Uma equipe composta por pesquisadores de quatro organizações francesas - Cirad, IRA, Inria/IRD e Tela Botanica Network - teve a ideia de desenvolver um aplicativo semelhante, porém, em vez de identificar músicas, a aplicação identifica espécies de plantas.
Coletando dados de uma grande rede social que faz constantemente o upload de imagens e informações sobre as espécies vegetais, o PlantNet conta com um software de visualização que reconhece a planta fotografada e a relaciona com sua biblioteca vegetal.
Atualmente, o aplicativo conta com mais de 4.100 espécies da flora localizada no território francês, no entanto, a lista tende a aumentar na medida em que mais usuários contribuam com imagens e informações para o banco de dados.
De grande utilidade para paisagistas e designers de interiores, o PlantNet está disponível para dispositivos iPhone e Android.
Saiba mais sobre o aplicativo aqui.