NASA anunciou a conclusão da fase inicial do 3D Printed Habitat Challenge, premiando Foster + Partners | Branch Technology e a Universidade do Alasca, Fairbanks como as duas equipes com maiores pontuações nessa rodada.
Após a Fase 1 da competição (vencida por Clouds AO e SEArch), em que arquitetos e engenheiros de todo o mundo foram encarregados a imaginarem conceitos hipotéticos para a habitação em Marte, a Fase 2 desafiou os projetistas a fabricarem objetos reais impressos em 3D usando técnicas que poderiam ser empregadas para criar abrigos em uma missão futura ao planeta vermelho ou além.
O primeiro dos 3 sub-concursos dentro da Fase 2, Nível 1 consistiu na competição de Teste de Compressão, que incumbiu as equipes a desenvolverem materiais imprimíveis em 3D, usando uma impressora 3D, e imprimindo duas amostras: um cone truncado e um cilindro. Os juízes avaliaram o desempenho do teste de laboratório e atribuíram a cada equipe pontos dentro de várias categorias.
Foram recebidas sete submissões, com as duas melhores equipes compartilhando um prêmio de US $ 100.000. Foster + Parceiros | Branch Technology de Chattanooga, Tennessee recebeu a pontuação mais alta, recebendo U$ 85.930, enquanto a equipe da Universidade do Alasca, Fairbanks foi premiada com U$ 14.070.
As outras 5 equipes incluíram Bubble Base de Winston-Salem, North Carolina; Pennsylvania State University of University Park; CTL Group Mars of Skokie, Illinois; ROBOCON de Cingapura; e Moon X Construction de Seul, Coreia do Sul. As propostas evidenciaram uma enorme gama de abordagens, desde cimento tradicional até estruturas celulares exóticas.
"Ver objetos tangíveis e impressos em 3D para esta fase torna as metas deste desafio mais concebíveis do que nunca", disse Monsi Roman, gerente de programa da Centennial Challenges. "Este é o primeiro passo para construir uma estrutura de habitat inteira, e o potencial de usar esta tecnologia para ajudar a exploração humana a novos planetas é emocionante".
As equipes agora continuarão para o Nível 2, a Competição de Vigas, onde devem imprimir uma viga em tamanho real para ser testada. Novas equipes ainda podem entrar na competição se atenderem aos requisitos mínimos.
Para saber mais sobre o desafio, visite: http://www.nasa.gov/3DPHab
E para se inscrever na competição e para ler regras e documentos oficiais, visite: http://bradley.edu/challenge/
Notícia via NASA.
Clouds AO e SEArch vencem o concurso "Mars Habitat" da NASA com proposta em impressão 3D
A NASA, que recentemente confirmou a evidência de água corrente em Marte, declarou que os escritórios SEArch (Space Exploration Architecture) e...
Northwestern University desenvolve concreto para construir em Marte
"Tudo o que precisamos agora é uma nova geração de arquitetos marcianos para projetar edifícios feitos de concreto marciano que serão estruturas...