O projeto geométrico de Lab for Planning and Architecture para a Prefeitura de Las Palmas de Gran Canaria, na Espanha, é uma resposta morfológica que acondiciona as Piscinas de Julio Navarro e Roque Díaz a permitirem uma adequada circulação de pessoas com mobilidade reduzida.
O projeto é um caminho de escadas e rampas com um desenho triangular que se integra à paisagem circundantes; os materiais e os detalhes construtivos se adaptam às diferentes necessidades e condições naturais do terreno. Conheça o projeto a seguir:
Descrição pelos autores. O "Clube de Natação Julio Navarro" encontra-se no coração de Las Palmas de Gran Canaria, nas Ilhas Canárias (Espanha). O clube goza de uma reputação internacional graças a seu empenho em oferecer um serviço adequado para pessoas com necessidades especiais. No entanto, as instalações acabaram tornando-se obsoletas e o caminho não satisfazia as novas demandas.
O principal objetivo do projeto era oferecer acessibilidade e mobilidade para os usuários do clube na totalidade do recinto. Os parâmetros deste projeto se adequaram à legislação espanhola vigente, relativo à acessibilidade geral de pedestres em espaços ao ar livre. Isso inclui especificações concretas com respeito à inclinação, escorregabilidade, a largura dos diferentes espaços, e a concepção do suporte de elementos, tais como corrimãos
A estratégia geral consistia não somente em propor uma solução funcional para as pessoas com necessidades especiais, mas em aportar elementos de inclusão social em um espaço não segregado.
O projeto é constituído por três componentes. O primeiro é uma escada reta que conecta os desníveis existentes. O segundo, uma rampa suave que proporciona acesso direto e geral através das instalações e solários.
O terceiro componente é um traçado triangular que integra os passeios na paisagem circundante. Este traçado baseia-se na triangulação de Delaunay, gerada a partir de um software tridimensional de engenharia civil, que permite maximizar os ângulos mínimos ao mesmo tempo que o tamanho do triângulo.
Na topografia triangular resultante intervém quatro elementos diferentes: o pavimento, os tubos, a vegetação e a contenção. Os três primeiros são empregrados em planícies e inclinações suaves. Servem como caminhos, sistemas de drenagem e plantio de árvores respectivamente. O quarto, o muro de contenção, utiliza-se em áreas de maiores inclinações. Os guarda-corpos de madeira e as redes completam o projeto. O desenho oferece, em sua totalidade, 60% de áreas permeáveis garantindo a oxigenação natural e a irrigação do solo.