- Área: 800 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Serge Brison / MSA
-
Fabricantes: Kingspan Insulated Panels, Pierret System
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto de habitação cumpre a dupla ambição das autoridades locais: representar o esquema de revalidação urbana com um marco na entrada da cidade e fornecer apartamentos exemplares para famílias numerosas. O edifício desenvolve apartamentos luminosos e estabelece um diálogo com a infraestrutura e um bairro patrimonial.
Localizado numa das principais entradas de Bruxelas, o edifício é uma operação de habitação social e um projeto emblemático para a nova identidade desse bairro. O projeto fornece uma base sólida e confortável para famílias em necessidade e fica com um ângulo aberto, acolhendo os viajantes que entram na capital - defendendo um forte desejo de arquitetura para todos.
Esta construção de uma única peça fecha um bloco triangular íngreme, e desenvolve uma fachada de tijolo texturizada lisa que brinca com a luz do céu belga. Esta composição ecoa em seu entorno, cheio de detalhes, edifícios perenes de Art Déco, e se denota perante a impressionante infraestrutura viária e ferroviária.
Como a maioria dos projetos em Bruxelas, o edifício teve de enfrentar um contexto fascinante mas difícil. Para enfrentar o lote pequeno, irregular, ruidoso e orientado principalmente para o norte, o edifício usa características arquitetônicas chaves. Desenvolve longos apartamentos dobrados ao redor de um pátio aberto ao sul e uma escadaria complexa que se entrelaça com escadas individuais, permitindo movimentos volumétricos internos e vistas quilométricas para a paisagem circundante. As articulações dos planos, intrincadas como o trabalho de costura, e a seção progressiva, passando de duplex para duplex invertido, proporcionam todos os apartamentos desta construção perene com luz em suas quatro exposições de orientação, espaços ao ar livre, vistas impressionantes e inúmeras experiências espaciais.
Sendo parte visível de um esquema mais amplo, grandes expectativas, locais e regionais, foram colocadas nos ombros deste edifício. Um processo participativo exaustivo foi seguido para estabelecer um diálogo com os habitantes e as diferentes administrações competentes. Permitiu explicar, desenvolver e alterar as questões urbanas e arquitetônicas, diminuindo os conflitos recorrentes de Bruxelas e permitindo ultrapassar as estritas regulamentações de construção.
Porque o edifício abriga as pessoas em necessidade e porque a habitação social não deve ser tratada de forma diferente de um edifício mais prestigioso, o projeto é desenvolvido a fim de fornecer uma base sólida para viver.
Com uma envolvente super isolada - isolamento acústico, vidros triplos, ventilação equilibrada com recuperação de calor do ar de exaustão e painéis solares para produção de água quente -, o edifício é passivo <15kwh / m2. A comodidade dos habitantes e o baixo consumo são garantidos.
Os custos de manutenção foram reduzidos ao máximo, evitando o ar condicionado através da exposição calibrada, permitindo a luz natural em quase todos os espaços e pela ausência de um elevador, que os habitantes não notaram, sendo sua ascensão facilitada pela espacialidade e poderosas vistas.
Foram desenvolvidos detalhes especiais, evitando pontes térmicas e formações de trabalhadores no local, para montar os sutis tijolos brancos, a fim de obter essa textura forte, mas suave, para brincar com a luz e homenagear as fachadas Art Déco do patrimônio da área.
Descrição do Produto.
- Wienerberger - Tijolo Terca Knabe F1
O edifício foi finalizado com os tijolos enfrentados brancos colados. Em combinação com a luz solar alternada, o acabamento dá à fachada uma textura particular.