Na última aventura de #donotsettle, o arquiteto Kris Provoost examina o Museu de História Natural de Xangai, projetado pela Perkins + Will. O vlogueiro apresenta uma percurso original pelo incomum edifício localizado no Parque de Esculturas de Jing'an.
No episódio, Provoost oferece detalhes que não podem ser vistos em fotografias. À medida que se aproxima da estrutura, ele aponta aspectos topográficos, a relação da estrutura com seu contexto e outros detalhes construtivos. As breves observações arquitetônicas são, por vezes, pontuadas por rápidos croquis que reforçam o comentário experiencial.
Provoost é imediatamente surpreendido pela inteligente fachada multifacetada do edifício, confirmando a fotogenia do museu. Mas enquanto a deslumbrante estrutura subterrânea permite a entrada de luz natural para a galeria através de um átrio curvo, o interior do edifício revela-se comparativamente desconfortável e barulhento. Provoost lamenta também as barreiras burocráticas do espaço: "As principais ideias arquitetônicas são esta cobertura e este poço aqui. E ambos têm acesso proibido para visitantes. Isso é tão típico da China. A arquitetura nunca atinge seu potencial pleno aqui."
Shanghai Natural History Museum / Perkins+Will
Read more about the project on ArchDaily here.