Em 1990, a China, então um país com uma população de pouco mais de 1,1 bilhão de habitantes, contava com apenas três sistemas de metrô - nas cidades de Pequim, Hong Kong e Tianjin. Avance apenas 27 anos e o número de sistemas de mobilidade de alta capacidade cresceu mais de dez vezes.
Peter Dovak, criador do gráfico sobre a "Evolução dos Sistemas de Metrô chineses" explica,
O crescimento foi modesto por muitos anos, mas tornou-se exponencialmente mais rápido ao longo do tempo e agora esmaga o resto do progresso do mundo. Em apenas trinta anos, de 1990 a 2020, o número de cidades com um sistema de metrô vai crescer a partir daqueles três originais a mais de quarenta - com ainda mais a concluir. [1]
Dovak também criou gráficos que mostram a evolução dos sistemas de Pequim e Xangai, agora os dois maiores do mundo, tanto em termos de comprimento como de número anual de passageiros. [2]
No início deste mês, publicamos a série de ilustrações de Peter Dovak de "Mini Metros". O gráfico dos sistemas chineses de metrô é uma continuação desse projeto. Visite o site de Dovak para ver mais.
"220 Mini Metros" ilustra as redes de metrô de diversas cidades
O designer gráfico americano, Peter Dovak, é um apaixonado pelo transporte urbano. Por isso, se dedicou a criar desenhos coloridos que representam os sistemas de uma maneira muito mais didática para que possam ser facilmente interpretados por todos.