Fundado em 1996 por Martin Rein-Cano, de Buenos Aires, o TOPOTEK 1 desenvolveu rapidamente uma reputação como uma empresa multidisciplinar de arquitetura paisagística, focando na re-contextualização de objetos e espaços e em abordagens interdisciplinares de design, enquadradas no contexto contemporâneo do discurso cultural e social.
O premiado escritório com sede em Berlim completou uma série de espaços públicos, desde complexos desportivos e jardins até praças públicas e instalações internacionais. Projetos significativos incluem o telhado verde Railway Cover em Munique, o híbrido Heerenschürli Sports Complex em Zurique e da Embaixada da Alemanha em Varsóvia. A empresa também concluiu recentemente o Centro de Pesquisa e Recreação Schöningen Spears, perto de Hanover, trabalhando com tipologias contrastantes do prado aberto e da densa floresta em um terreno histórico.


No entanto, o projeto Superkilen continua sendo o mais aclamado de TOPOTEK 1 até agora. Colaboração com o BIG e o Superflex, o projeto envolveu a concepção de mais de 500 metros de espaço urbano dentro de um dos bairros mais culturalmente diversificados de Copenhague. Respondendo à reputação da área como sendo violenta, o parque urbano está dividido em três setores repletos de artefatos e objetos culturais de todo o mundo, celebrando assim as identidades étnicas do bairro através da re-contextualização de objetos familiares.
Traduzir e transladar objetos culturais eram os pontos focais do sucesso de Superkilen como um espaço público unificador, como explica Martin Rein-Cano, sócio-fundador do TOPOTEK 1, em uma entrevista com ArchDaily:
Se as pessoas se movem de um lugar para outro e mudam, o que acontece com os objetos? O que acontece com a vida real que eles deixaram para trás? Quando você imigra, você pega suas malas e pode levar poucos objetos com você, mas você não tem mais os objetos do dia a dia, você não tem esse tipo de normalidade que o rodeia quando você fica em um mesmo lugar.


Confira toda a entrevista com Martin Rein-Cano no vídeo acima, e para saber mais sobre o projeto Superkilen, clique aqui.