-
Arquitetos: Govaert & Vanhoutte Architects
- Área: 809 m²
- Ano: 2016
-
Fabricantes: BassamFellows, Carl Hansen, Daphine Terra / Lumina, Enjoy Concrete, Flag Halyard, Fritz Hansen, Hans J. Wegner, Hatta, Keller, LUMİNA, Living Divani, Lumina srl, MIYAZAKI, Miyazaki / Hatta, PK22 leather, Vola
Descrição enviada pela equipe de projeto. O rio Lele, que atravessa a histórica cidade de Gante, é bem conhecido por seu uso: navegação recreativa. Um pouco mais próximo do centro da cidade, muitos barcos reduzem a velocidade ou param para contemplar uma residência muito distinta das outras casas ao longo do rio. No meio de um terreno de golf, encontra-se uma plataforma escultórica de concreto.
A vista a partir do rio mostra a horizontalidade que o concreto marca ao longo do térreo, cujos espaços definem as funções do dia, como a zona da piscina. O segundo volume de concreto, menor, contém a suíte principal e outros dois quartos com um banheiro extra. O terraço privado na cobertura, ligado apenas pela suíte, se inclina para a parte superior do volume, criando um espaço exterior privado com maravilhosas vistas para o rio e jardim.
Toda a área se volta para o rio. A fachada é de vidro para permitir a visibilidade do exterior. Para maior privacidade, o volume da piscina possui painéis deslizantes para ocultar por completo a parte que faz frente aos barcos que passam no rio. A fachada da rua é fechada parcialmente por um plano de madeira e suas portas.
As atividades noturnas encontram-se no subsolo. Descendo as escadas ao longo da principal fachada de vidro. A cor preta e a madeira tadelakt estabelecem o tom. O foco no subsolo encontra-se na grande janela por trás do balcão. O espaço ainda é marcado pela cabine do DJ, gabinete de vinho, longos bancos, zona de automóveis exclusivos e o armário de cigarros.