-
Arquitetos: TOOP architectuur
- Ano: 2016
-
Fotografias:Tim van de Velde
-
Fabricantes: Arpa Fenix , Ayous, Reynaers Aluminium
Descrição enviada pela equipe de projeto. No norte da aldeia West-Flemish, pode-se encontrar um terreno numa paisagem aberta e rural, fortemente influenciada pelas atividades agrícolas típicas da região. O entorno tem um grande impacto no desenho desta casa, que está solenemente rodeada por poucas fazendas e árvores.
A forma atípica do terreno junto com sua orientação não tão ideal se transformaram em ativos notáveis para o projeto. O volume do edifício é uma consequência da falta de edifícios vizinhos. Esta escolha de desenho limitou a aparência no entorno em grande medida.
O corte paralelo à fronteira do terreno foi utilizado para melhorar a sinergia entre a construção e a natureza, e assegurou que os habitantes possuíssem a melhor vista em todos os ângulos possíveis.
As áreas de estar estão situadas no norte da casa. Este também é o lado onde a conexão com o entorno é máxima. Um jardim interior cria uma área privada para os habitantes e é uma porta de entrada para a luz natural. Este pátio é o coração da casa, onde a vida é dirigida pelas estações do ano.
Os materiais de construção foram escolhidos de acordo com as cores vibrantes da paisagem rural. A madeira cinza, o concreto e as janelas escuras são os principais componentes. O uso do concreto dialoga com a natureza histórica do entorno e acentua a massa do edifício. Os pisos de carvalho proporcionam calidez ao interior e a área da cozinha feita de carvalho manchado atua como um ponto de descanso. Estas cores básicas asseguram que o foco está no que acontece no exterior, não no interior.
A acessibilidade, graças a um projeto de apenas um nível, é um sinal de que o projeto crescerá junto com os habitantes, e expressará uma clara demanda da longa vida. As diferentes áreas estão conectadas entre si. Desta maneira, a estreita relação com a natureza e a região nunca serão esquecidas.