-
Arquitetos: Pavol Mikolajcak Architekten, Peter Pichler Architecture
- Ano: 2015
-
Fotografias:Oskar Dariz
-
Fabricantes: Rothoblaas, Artemide, Damiani Holz & KO, HAY, Metall Ritten Srl, RUBNER
Descrição enviada pela equipe de projeto. Peter Pichler Architecture, em colaboração com o arquiteto Pavol Mikolajcak, venceu o concurso para projetar uma nova cabana a 2000 metros de altura, nos Dolomitas italianos em 2015.
O projeto contém um restaurante e está situado junto à estação de Oberholz com conexão direta à pista de esqui.
A estrutura em balanço cresce fora da colina como uma árvore caída com três ramos principais que criam uma simbiose com a paisagem. Cada um deles está orientado para as três mais importantes montanhas dos arredores. No final destes ramos, uma grande fachada de vidro emoldura as montanhas desde o interior da cabana. A forma inclinada do telhado é inspirada nas cabanas típicas da região e expressa uma interpretação nova e contemporânea desta tipologia.
O interior é definido por uma estrutura complexa de madeira, curvilínea e visível, que pouco a pouco se desvanece nas paredes criando os chamados "bolsos" para gerar mais intimidade. Também poderia ser visto como uma nova interpretação do espaço aberto do clássico "Stube", bem conhecido nas estruturas típicas da zona.
Toda a cabana foi construída em madeira: elementos estruturais e interiores em abeto, a fachada em lariço e os móveis em carvalho - são todas madeiras típicas da zona. Uma escultura homogênea com materiais locais.
O térreo da cabana é composto pela zona principal do restaurante/salão. O bar está situado junto à entrada e está conectado diretamente com o restaurante. A cozinha e o espaço de armazenamento de alimentos/espaço de entrega também estão no térreo. Os banheiros principais, a sala de funcionários e instalações técnicas estão situados no subsolo. O espaço ao ar livre é definido por um grande terraço orientado para o sudoeste.