EMBT iniciou a construção em Kálida Sant Pau, um novo centro de tratamento de câncer localizado em Barcelona, Espanha. Dirigido pela co-fundadora da EMBT, Benedetta Tagliabue, o projeto pioneiro proporcionará apoio prático, emocional e social aos pacientes, complementando o tratamento médico convencional. O mais recente projeto na rede global de Centros Maggie, o centro oferecerá programas gratuitos que são "acessíveis e fornecidos em um espaço acolhedor construído para fins específicos, onde você pode fazer perguntas e procurar conselhos para se sentir apoiado, informado e compreendido".
Kálida Sant Pau será localizado em um lote adjacente, mas separado da Ala de Oncologia do Hospital, para colocar os pacientes em um ambiente relaxante e permitir fácil acesso do hospital para pacientes e visitantes. Dentro, os espaços privados permitirão que os pacientes conversem com enfermeiros experientes, psicólogos e terapeutas, enquanto as áreas públicas e um jardim ao ar livre proporcionam um ambiente calmante para promover o bem-estar mental.
O edifício de 400 metros quadrados foi projetado para ser caloroso e acolhedor, com abundância de luz natural e materiais convidativos que estão associados à casa. Os espaços são organizados em dois níveis, com um andar inferior aberto e flexível concebido como uma sequência de jardins e pátios.
No coração do prédio, a área da cozinha proporcionará calor adicional ao espaço, enquanto a biblioteca e a grande sala polivalente permitirão que o prédio seja o anfitrião de pequenos eventos. Do lado de fora, um pavilhão de jardim borrará os limites entre espaços interiores e exteriores.
"Quando uma pessoa é diagnosticada com câncer, pode sentir como um soco no estômago", explicam os arquitetos em um comunicado de imprensa. "Muitas vezes, há questões difíceis de enfrentar, a incerteza sobre o que acontecerá no futuro, emoções difíceis de lidar com a ansiedade, a solidão e sentimentos de fragilidade, desconforto e medo. Kálida estará lá para ajudá-lo e apoiá-lo, um lugar acolhedor que é um refúgio do estresse do Hospital, oferecendo um programa de apoio baseado em evidências que fortalecem o bem-estar físico e emocional.
Tendo apoiado seu marido e parceiro profissional Enric Miralles através de seu próprio diagnóstico e tratamento de tumor cerebral, a arquiteta Benedetta Tagliabue é altamente adequada para entender o valor curativo de uma arquitetura bem projetada. Aqueles que desejam apoiar o projeto podem fazê-lo visitando o site da Fundação Kàlida aqui ou entrando em contato com hola@fundaciokalida.org.
Com a construção em andamento, o projeto deve ser concluído no início de 2018.
Notícia via EMBT.
Arquitetos
Arquiteta
Benedetta Tagliabue – EMBTDiretor de Projeto
Joan Callís – EMBTCoordenador de Projeto
Valentina Noris – EMBTEquipe de Projeto
Gabriele Rotelli, Marianna Mincarelli, Enrico Narcisi, Paola Amato, Helena Carì, Astrid Steegmans, Liza Zanin, Federico Volpi, Letizia Artioli, Giovanni Vergantini, Paula Gheorgue, Angello CoariteClientes
Kálida Foundation, Nous Cims, Fundació Privada de l’Hospital de la Santa Creu i Sant Pau, Maggie’s CentreEngenharia Estrutural
Bernúz Fernández Arquitectes SLPInstalações de Engenharia
Proisotec EngineeringMedições e Orçamento
Borrel Jover SLPÁrea Construída
400 m²Área Externa
981 m²Área
1381.0 m2Ano do projeto
2018Fotografias
Playtime, Cortesia de EMBT
A história dos Centros Maggie: Como 17 arquitetos se uniram para combater o câncer
Os Centros Maggie são o legado de Margaret Keswick Jencks, uma mulher em estado terminal que tinha a noção de que os ambientes de tratamento contra o câncer - e os resultados do processo - poderiam ser drasticamente melhorados através de um bom projeto.