O Parthenon, inquestionavelmente o mais icônico dos templos dóricos antigos dos gregos, foi construído entre 447 e 432 aC. Localizado na Acrópole de Atenas, para muitos arquitetos é dos primeiros edifícios que analisamos ao iniciar nossos estudos. Projetado por Ictino e Calícrates, exibe um repertório único de elementos arquitetônicos que podem ser plenamente apreciados individualmente ou pelo papel que desempenham na formação de um todo completo e magnífico.
Descrito simploriamente, o edifício de 69,5 x 30,9 metros é erguido em um estilóbato de três degraus, com um telhado de duas águas levantado sobre uma estrutura de pilares e lintéis formada por colunas dóricas - 17 em seus lados e 8 em cada extremidade - que suportam um entablamento composto de uma arquitrave, um friso e uma cornija. Em cada pórtico, frontões triangulares com esculturas representam o "Nascimento de Athena" a leste e o "Concurso entre Athena e Poseidon" no oeste.
Observe alguns desses elementos em detalhe, através dessa seleção de imagens em alta resolução.
Cita: Franco, José Tomás. "15 Detalhes do Parthenon raramente vistos " [15 Rarely Seen Details Of The Parthenon] 06 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872983/15-detalhes-do-parthenon-raramente-vistos> ISSN 0719-8906