A transformação de um convento em um conjunto de alojamentos turísticos, a recuperação de terrenos em hortas urbanas e um planejamento urbanístico decorrente de uma demanda realizada por uma organização de vizinhos, entre os vencedores da Terceira Edição do Prêmio Europeu de Intervenção em Patrimônio Arquitetônico - AADIPA. O júri, destacou a qualidade e o rigor das propostas gerais, e selecionou os 18 finalistas, os 4 projetos vencedores e as 2 menções dentro de um total de quase 200 projetos.
Hoje, na sede da COAC de Barcelona, foi anunciada a decisão do júri da Terceira Edição do Prêmio Europeu de Intervenção em Patrimônio Arquitetônico - AADIPA Os projetos vencedores são:
Categoria: Intervenção no Patrimônio Construído
Conversão do Convento das Bernardas / Eduardo Souto de Moura (Tavira, Portugal)
Opinião do júri: A decisão é resultante da valorização especial à dificuldade de obter uma grande qualidade arquitetônica inserida do setor privado sem comprometer as qualidades arquitetônicas e patrimoniais do convento original, transformando-o em um complexo residencial de alojamento turístico.
- Escola de Culinária no Antigo Matadouro de Sol89 (Cádiz, Espanha)
- Recuperação do Palácio e dos Jardins de San Telmo para a sede da Junta da Presidência da Andaluzia de Guillermo Vázquez Consuegra (Sevilha, Espanha)
- Restauração da Torre do século XVIII des Pi des Català de Marià Castellò, de Arquitecte (Formentera, Espanha)
- Reabilitação da Igreja de Santa Maria de Vilanova de la Barca, de AleaOlea Arquitetura e Paisagem (Lleida, Espanha)
- Conversão de três estações de Bombeamento no rio Skjern de Johansen Skovsted Arkitekter (Skjern, Dinamarca)
Da mesma forma, o júri decidiu fazer uma menção especial à Restauração da Torre Català d'Es Pi, em Formentera, de Marià Castellò, pela precisão da intervenção, por sua simplicidade e eficiência. Desta forma, o júri reconhece intervenções patrimoniais de menor escala, buscando um equilíbrio no prêmio.
Categoria: Espaços Exteriores
Hortas de Caramoniña / Abalo Alonso Arquitectos (A Coruña, Espanha)
Opinião do júri: Uma intervenção que valoriza e preserva a herança social, e a paisagem produtiva. Uma proposta que surge de manipular com maestria alguns elementos, de forma sutil, para desenhar magistralmente um lugar e possibilitando novos percursos que o mantenham ativo, dando-lhe uma nova identidade sem desconsiderar o passado.
- Restauração do Sistema de Irrigação nas Hortas Termais de Caldes de Montbui de Cíclica + Cavaa (Caldes de Montbui, Espanha)
- Mirador da Pedra da Rá de Carlos Seoane (A Coruña, Espanha)
- Recuperação do Caminito del Rey de Luis Machuca Santa-Cruz (Málaga, Espanha)
Categoria: Planejamento
Planejamento especial para proteger a herança da antiga vila de Sant Andreu de Palomar / Joan Casadevall Serra (Barcelona, Espanha)
Opinião do júri: Destaca-se por sua aproximação ao bairro a partir de aspectos históricos e sociais, especialmente a sua abordagem, sensível à demanda local. Considerando notável o valor do documento como uma ferramenta para o planejamento técnico e executivo que permite intervir em um centro histórico respeitando a estrutura morfológica do bairro, seus espaços verdes, a diversidade tipológica e a configuração da rua a partir das fachadas.
- Cultural Termites / Aleksandra Ajzenhamer e Vito Boševski (Zagreb, Croácia)
- Plano Diretor para o Hospital Real / Javier Gallego Roca Architect (Granada, Espanha)
- Estudo programático e urbano para o edifício da Citröen / MSA e Wessel de Jonge (Bruxelas, Bélgica)
Nesta mesma categoria, o júri considera que o Estudo Programático e Urbano para o edifício Citröen da equipe belga MSA / Wessel De Jonge merece uma menção especial ao lidar com a reutilização do patrimônio industrial e o reconhecimento da arquitetura moderna, inserindo um novo programa que exige usos mistos e intervenções que dialogam com o edifício existente.
Categoria: Divulgação
VerSus: Lições do patrimônio vernacular na arquitetura sustentável da ESG / Escola Superior Gallaecia y Socios. Coordenadora Mariana Correia (Portugal)
Opinião do júri: o projeto associa estudo científico com a afirmação prática de maneiras construtivas sem deixar de ser tradicional e "patrimônio", uma intervenção verdadeiramente sustentável e contemporânea. VERSUS, com uma abrangente e rigorosa equipe multidisciplinar internacional, trabalhando em rede, destaca-se especialmente pela disseminação desta arquitetura vernacular em vários formatos e níveis, desde a conscientização das sociedades que a habitam até a comunidade científica internacional.
- Glèises no Encurnanclinc de la Vall d’Aran de Josep Lluís i Ginovart (Vall d’Aran, Espanha)
- Uma Estratégia de Divilgação. Novo Museu do Submarino “Peral” de José Manuel Chacón Bulnes, Juan Ignacio Chacón Bulnes e Diego Quevedo Carmona (Cartagena, Espanha)
- A Divulgação da Casa Museo Amatller a los visitantes da Fundação Privada Instituto Amatller de Arte Hispânica (Barcelona, Espanha)
Agradecimentos a AADIPA.