A mais recente colaboração entre os arquitetos Jacques Herzog e Pierre de Meuron e o artista contemporâneo Ai Weiwei tem como título Hansel & Gretel (João e Maria), mas, na realidade, nos lembra outro clássico da literatura: 1984, de George Orwell.
A instalação imersiva de site-specific, localizada no Wade Thompson Perfurar Hall, em Nova Iorque, coloca os visitantes em um ambiente escuro, onde cada movimento é monitorado por sensores de movimento, capturas de imagens e uma equipe de drones de vigilância. O trabalho aborda o crescente papel da vigilância na sociedade contemporânea e as dinâmicas que mudam entre as esferas públicas e privadas.
"Hansel & Gretel estende as dinâmicas criativas que existem entre as práticas de Jacques, Pierre e Weiwei e acrescenta uma nova dimensão ao trabalho criativo e monumental que criaram juntos", explica Pierre Audi, diretor artístico do Armory. "Weiwei é um artista com uma compreensão nata do impacto que o ambiente construído tem na experiência artística - além da experiência direta de estar sendo vigiado 24 horas por dia. Jacques e Pierre trazem uma experiência profunda do jogo emocional entre as esferas pública e privada."
O título da instalação é uma referência ao clássico conto alemão, mas invertido - em vez dos personagens deixarem um rastro para não se perderem, os visitantes são submetidos a uma extrema vigilância onde é impossível esconder-se. Enquanto que os sujeitos passam por bunkers e entram no cavernoso Drill Hall, seus movimentos são gravados com câmeras de infravermelho, mostrados on-line para uma audiência global, e então projetados de volta sobre a instalação no Armory. O caminho de cada pessoa através do espaço é marcado com uma luz branca brilhante, que deixa um rastro e, eventualmente, desaparece. Acima, um grupo de drones projeta sombras no piso - um lembrete constante da presença do "Big Brother".
Hansel & Gretel é a mais recente colaboração entre Herzog & de Meuron e Ai Weiwei. Seus trabalhos anteriores incluem o Serpentine Gallery Pavilion de 2012 e o Estádio "Ninho de Pássaro" nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.