Um dos marcos urbanos mais reconhecidos do mundo, a Seattle Space Needle, deverá passar por um projeto de renovação de US $ 100 milhões voltado para a preservação da estrutura e o aprimoramento da experiência do visitante, abrindo espaços para vistas muito mais dramáticas do skyline da cidade.
Projetada por Olson Kundig, com interiores da Tihany Design, a proposta intensificará a experiência do mirante com a introdução de panos de vidro do chão ao teto em espaços interiores e exteriores, criando vistas desobstruídas em 360 graus. A renovação também incluirá o pavimento do restaurante na cobertura, com um piso de vidro rotativo que oferecerá vistas para baixo.
A equipe do projeto tem trabalhado em estreita colaboração com o Conselho de Preservação de Marcos de Seattle, historiadores locais, um dos engenheiros estruturais do projeto original da Space Needle e a comunidade para garantir que a renovação permaneça fiel ao espírito original do edifício de John Graham & Company.
Novas barreiras de vidro exteriores se abrirão em ângulo, diminuindo os reflexos e criando espaço para bancos de vidro afixados na estrutura. No interior, os panos de vidro do chão ao teto substituirão as janelas convencionais existentes, trazendo luz natural para todo o espaço e oferecendo perspectivas espetaculares.
Entre as demais alterações está uma nova escada circular aberta de aço, madeira e vidro que conectará os níveis do mirante e do restaurante, um rasgo no piso da estrutura, coberto de vidro, que expõe o sistema estrutural e de elevadores do edifício, e um nível de mezanino melhorado. Todos os espaços serão adaptados para maior acessibilidade, com portas e escadas ampliadas e um elevador adequado segundo as normas de acessibilidade universal.
As obras têm início previsto para setembro deste ano e o projeto será aberto em etapas, com a primeira delas prevista para junho de 2018.
Via Seattle Space Needle.
AD Classics: Space Needle / John Graham & Company
The opening of the Century 21 Exposition on April 21, 1962 transformed the image of Seattle and the American Northwest in the eyes of the world. The region, which had been known until that point more for its natural resources than as a cultural capital, established a new reputation as a center of emergent technologies and aerospace design.