O arquiteto e pesquisador brasileiro Carlos Eduardo Comas recebeu o prêmio internacional Philip Johnson Exhibition Catalogue Award 2017 por conta do catálogo da exposição “Latin American in Construction: Architecture 1955-1980”, realizada no MoMA, em Nova Iorque. Além de Comas, os curadores da exposição, ocorrida durante 2015, incluem Barry Bergdoll (Columbia University, EUA), Francisco Liernur (Universidad Torcuato Di Tella, AR) e Patricio del Real (MoMA).
A exposição faz um apanhado da arquitetura latino-americana entre os anos de 1955 e 1980, através de desenhos arquitetônicos, maquetes, fotografias antigas e vídeos ao lado de maquetes e fotografias recentemente encomendadas. Enquanto a exposição se concentra no período de 1955 a 1980 na maioria dos países da América Latina, é introduzida por um amplo prelúdio nas três décadas anteriores de desenvolvimentos arquitetônicos na região, apresentando o desenvolvimento de vários campi universitários chave em cidades como Cidade do México e Caracas, e um olhar sobre o desenvolvimento da nova capital brasileira em Brasília.
Duas grandes publicações sucederam à exposição: um catálogo e uma coleção de textos traduzidos do espanhol e português. O livro traz históricos nacionais e bibliografias nacionais escritos por diversos estudiosos convidados, com fotografias de Leonardo Finotti.
Exposição "Latin America in Construction: Architecture 1955-1980" no MoMA
Em 1955 o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque ( MoMA) promoveu a exposição "Latin American Architecture since 1945", um levantamento sem precedentes da arquitetura moderna da América Latina. No 60° aniversário desse importante marco, o MoMA revisita a região para oferecer um complexo panorama das posições, debates e criatividade arquitetônica do México e Cuba ao Cone Sul entre 1955 e o início da década de 1980.