O Atelier Peter Zumthor revelou seus projetos conceituais para a ampliação da Fundação Beyeler em Riehen, na Suíça, nos arredores da cidade de Basileia. Localizado em um lote anteriormente não acessível para o público, a extensão irá adicionar uma série de novos espaços de eventos e galerias ao museu existente, desenhado pela Renzo Piano Building Workshop e aberto em 1997.
Com base no "caráter da vila" de Riehen, a adição consistirá em três prédios novos relativamente pequenos que se misturam harmoniosamente ao cenário cheio de natureza do museu: um edifício austero para administração e serviços, um pavilhão de vidro para eventos e uma Grande Casa para a Arte. Juntos, seu arranjo ajudará a criar uma conexão sutil entre as áreas novas e antigas do terreno.
"Quero criar edifícios que sejam amados", comentou Peter Zumthor. "Ter a chance de fazer isso em Basileia, a cidade da minha juventude, é uma honra particular para mim".
"Peter Zumthor traz grande experiência na construção de edifícios culturais e tem a sensibilidade necessária para construir um museu de excelente qualidade neste lugar muito especial no coração de Riehen", disse Sam Keller, diretor da Fundação Beyeler.
"A interação entre seres humanos, natureza, arte e arquitetura que sempre caracterizou a Fundação Beyeler será tão bem sucedida como foi há vinte anos por Renzo Piano".
O projeto completo, incluindo a aquisição dos terrenos e edifícios existentes, o financiamento do novo prédio e dez anos de custos operacionais e manutenção, está sendo financiado de forma privada e deverá custar 100 milhões de dólares. Metade desse montante já está comprometido.
Saiba mais sobre o projeto aqui.
Notícia via The Beyeler Foundation