O escritório SANAA divulgou novas imagens de seu projeto de expansão da Galeria de Arte de Nova Gales do Sul, em Sydney, Austrália. O governo do estado de Nova Gales do Sul (NSW) se comprometeu com US$186 milhões, mais de dois terços do orçamento total estimado. Uma campanha será lançada ainda este ano para angariar os US$ 70 milhões restantes.
A expansão projetada pelo SANAA consistirá em uma série de pavilhões que repousam "levemente no local", combinando a topografia do terreno para complementar a paisagem natural. O acréscimo aumentará significativamente a área total do museu, incluindo galerias dedicadas à exibição de arte australiana, aborígene, do Estreito de Torres e do Pacífico asiático, bem como galerias internacionais e espaços especializados para trabalhos em papel, fotografias e imagem em movimento.
A expansão também se concentrará na criação de uma conexão entre o interior e o exterior, com uma nova praça cultural ao ar livre projetada para receber exposições de arte, apresentações ao vivo e uma variedade de outros eventos.
"Nossa galeria expandida se tornará um edifício emblemático que combina arte, arquitetura e paisagem de forma extraordinária e em um dos locais mais deslumbrantes do mundo", comentou o diretor da Galeria de Arte de NSW, Dr. Michael Brand.
O projeto será ainda refinado antes de ser enviado para aprovação do Conselho de Desenvolvimento do Estado, dentro de alguns meses.
As obras estão planejadas para ter início em 2019, com uma grande cerimônia de 150 anos da fundação da galeria em 2021.