- Área: 217 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Tim Van de Velde
-
Fabricantes: Edelbeton, Sapa Building System International NV
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência QM responde ao regulamento de construção de uma maneira diferente e "retorcida". O projeto encontra-se em um novo loteamento a partir de terrenos quadrados, com o mesmo tamanho e as mesmas normas para construção. As casas devem ter um recuo de 5 metros em cada lado do lote, ter 2 pavimentos e uma cobertura plana ou inclinada. Isso gera como resultado residências de dois andares com uma aparência similar, como uma extrusão da área de construção quadrada. Esta casa tem um toque diferenciado.
Um deslocamento angular do edifício realiza uma combinação otimizada de orientação, privacidade e vistas.
Esta implantação "retorcida" melhora as qualidades espaciais no interior e no exterior.
São criadas três áreas de jardim diferentes: a calçada e o estacionamento, o jardim íntimo ao lado dos dormitórios e o jardim mais ativo no sudoeste.
A tipologia de blocos de dois pavimentos transformou-se em um "bel-étage" desconstruído. Os principais espaços de vida estão localizados no pavimento superior, proporcionando aos residentes vistas de grande alcance e entrada de luz natural abundante. Os dormitórios estão situados no mesmo nível do jardim, recuperando sua intimidade necessária.
Os dormitórios no térreo estão totalmente fechados pelo sul e pelo norte, o que também maximiza a privacidade. Esses cômodos estão orientados para leste e o escritório a oeste.
Na intimidade do ângulo axial/interno está no jardim principal, onde os residentes aproveitam o jardim desde o dia até a noite.
No pavimento superior, ambas as achadas, norte e leste, estão completamente fechadas, o que evita observadores de fora da casa.
A cozinha e a sala de jantar são completamente abertas ao sul, criando uma ampla visão sobre os telhados e jardins com o campo distante. Um grande toldo cobre parcialmente uma varanda ainda maior, proporcionando o sombreamento necessário. Uma escada externa encaminha da varanda diretamente ao jardim.
A marquise vertical tem uma grande abertura direcionada ao jardim no oeste, o que permite a interação entre varanda e jardim inferior.
A sala de estar é orientada a oeste para captar a luz solar da tarde e termina em uma varanda coberta menor.
Apesar do uso contínuo dos mesmos elementos arquitetônicos, o edifício altera sua dinâmica completamente a partir da diversidade de ângulos. Com uma simples caminhada pelo projeto é possível sentir imediatamente a mudança de expressão.