No ano do centenário de seu nascimento, três obras de Eladio Dieste foram declaradas Monumentos Históricos pelo Ministério da Educação e Cultura do Uruguai no último dia 29 de junho. Os projetos se localizam no departamento de Maldonado e contribuirão com o dossiê uruguaio de "Sistema construtivo de cerâmica armada" para a lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
As obras selecionadas são a Casa Berlingieri (Punta Ballena, 1947), o Centro Desportivo Municipal Carolino (San Carlos, 1968) e a Torre de Telecomunicações (Maldonado, 1986). Em todas elas, o arquiteto uruguaio buscou a máxima expressão arquitetônica através da estrutura de abóbodas de dupla curvatura feitas de tijolo armado.
Na Casa Berlingieri, Dieste foi o engenheiro estrutural e calculista do projeto de autoria do catalão Antonio Bonet. Segundo a Comissão do Patrimônio Cultural do Uruguai, "a imagem ondulante dominada pela presença das abóbadas de cobertura é o antecedente mais significativo das posteriores obras resolvidas com abóbadas de dupla curvatura".
No caso do Centro Desportivo Municipal Carolino, a comissão destaca a forma móvel usada por Dieste, afirmando que ela é "um exemplo da qualidade artesanal de nossos operários." Sobre a Torre de Telecomunicações, a comissão destaca que sua "forma e esbeltez constituem um caso emblemático do sistema construtivo de bloco cerâmico armado" usado pelo arquiteto.