O Facebook anunciou planos para um novo bairro de uso misto adjacente à sua sede existente em Menlo Park, Califórnia, liderado por Shohei Shigematsu, sócio do OMA de Nova Iorque. Conhecido como Willow Campus, o projeto busca investir ainda mais na comunidade do Facebook, juntando-se ao campus original projetado por Frank Gehry.
"É emocionante colaborar com o Facebook, cuja inovação em redes e mídias sociais se estende às ambições urbanas de conectividade na região de San Francisco", comentou Shigematsu. "O projeto urbano do Willow Campus cria um senso de lugar com programas diversificados e responde às necessidades da comunidade de Menlo Park. O local tem o potencial de impactar o futuro do transporte regional, habitação e meio ambiente ".

O projeto compreenderá uma gama completa de tipologias; de supermercados, a parques e habitações. Os planos iniciais evidenciam a construção de 1.500 novas unidades residenciais, 15% dos quais serão oferecidos abaixo dos preços de mercado. O Facebook espera que incluir todas as necessidades de uma comunidade ajudará a fortalecer os laços da empresa com Menlo Park, além de reduzir os impactos de tráfego tipicamente causados pelo crescimento.


"Trabalhando com a comunidade, nosso objetivo para o Willow Campus é criar uma vila integrada e de uso misto que providencie serviços muito necessários, soluções de habitação e trânsito, bem como espaço de escritório. Parte da nossa visão é criar um centro de bairro que forneça serviços comunitários necessários. Nós planejamos construir 125 mil metros quadrados de novos varejistas, incluindo uma mercearia, farmácia e lojas comunitárias adicionais ", disse o vice-presidente de Faculdades Globais e Imóveis do Facebook, John Tenanes.
Notícia via OMA.