Um dos exemplos mais proeminentes do movimento De Stijl, a Casa Schröder, projetada por Gerrit Rietveld em 1925, representa um momento radical na arquitetura moderna. Marcada por formas geométricas puras e cores primárias, as características do movimento são evidentes na abordagem do arquiteto a este projeto. Localizada em Utrecht, a casa apresenta elementos modulares e paredes flexíveis que proporcionam um modo de vida em constante mudança, aspectos que ainda hoje influenciam o design e arquitetura.
Por sua importância, a Casa Schröder tem sido objeto de estudo para muitos arquitetos, artistas e historiadores. Inspirado pelo seu projeto revolucionário, o artista Yun Frank Zhang criou uma série de diagramas analíticos e um vídeo para compreender a funcionalidade, as dimensões e os elementos programáticos da casa. Veja, a seguir, as explorações de Zhang.
Zhang primeiro investiga as geometrias da casa no plano, usando uma paleta de cor inspirada no De Stijl para entender os comprimentos e as larguras dos quartos. O gradiente de azul significa os quartos apresentam a proporção 1: 1.618 da razão de ouro. O vermelho é representativo de salas que são perfeitamente quadradas. Ao examinar as qualidades matemáticas do espaço, Zhang reconhece a preocupação do movimento De Stijl em relação à proporção.
Para classificar a acessibilidade do primeiro pavimento, Zhang classifica em cores os usos programáticos de seus ambientes. Espaços de circulação, como a escada, são catalogados como amarelos, os quartos que têm mais de uma entrada são azuis, e espaços privados como o quarto da senhorita são deixados em vermelho. O foco no primeiro andar, em vez do segundo, é devido à sua natureza mais estática, que se presta a um estudo mais valioso de como o espaço é habitado.
Como representação da natureza dinâmica do segundo pavimento, Zhang apresenta um diagrama axonométrico que transmite a variedade de seus estados. Dependendo da colocação das paredes móveis, surgem duas condições específicas. A seção superior do diagrama exibe o piso quando todas as paredes estão abertas e a seção inferior ilustra quando todas as paredes estão recolhidas. A escada amarela e o banheiro vermelho são as únicas rupturas no plano aberto sem paredes, ao passo que três ambientes distintos são criados quando as paredes estão montadas.
Para saber mais sobre a análise de Yun Frank Zhang e para conhecer alguns de seus outros trabalhos, acesse seu site.