Quando implantada em uma paisagem histórica, a arquitetura contemporânea requer uma abordagem cuidadosa. Muitas vezes, deve ter um tom vernacular respeitoso, ao mesmo tempo abraçando as características inovadoras e funcionais de uma edificacação moderna. Este equilíbrio tem relevância particular na Fortaleza do Mar de Suomenlinna, localizada ao largo da costa de Helsinque, na Finlândia. Ao longo de seus 300 anos de história, já foi ocupada pelos exércitos da Suécia, da Rússia e da Finlândia - uma história rica com status de Patrimônio Mundial da UNESCO e quase um milhão de visitantes anuais. O local é mais do que um museu, mas um bairro vivo de Helsinque com 800 habitantes e 500 empregos.
Heikkinen & Kangasaho Architects combinaram a modernidade nítida e funcional com uma simplicidade respeitosa e comedida em um novo esquema de habitações para serem implantadas entre as fortificações históricas de Suomenlinna.
A proposta de Heikkinen & Kangasaho foi escolhida sobre 157 outras em um concurso internacional que buscava um novo esquema habitacional em Suomenlinna. O patrimônio mundial está sendo desenvolvido em uma área museológica, um destino turístico e centro de lazer, enquanto também funciona como um bairro ativo e funcional para a cidade. O concurso buscava uma proposta de adição de alta qualidade, moderna e sensível à paisagem histórica e fortificada de Suomenlinna.
O esquema de Heikkinen & Kangasaho é composto por dois edifícios, cada um contendo três apartamentos. Os edifícios apresentam características simples e restritas, com telhados inclinados e aberturas regulares. Enquanto isso, o volume é mais complexo - um perfil afiado e irregular com perspectivas para todas as direções, ecoando o ambiente defensivo de seu entorno. Sob a fachada de madeira carbonizada, cada sala de apartamentos abrange vistas do litoral e do contexto histórico de Suomenlinna.
Notícia via: Heikkinen & Kangasaho Architects.