Höweler + Yoon Architecture, em colaboração com OFIS Arhitekti, revelou seu projeto para um novo edifício para o The Circus Conservatory, que abrigará o primeiro programa de graduação credenciado de Arte Circense. Localizado em Portland, Maine, como equipamento âncora de uma península, o projeto visa transformar uma parte não desenvolvida da cidade em um "centro artístico vibrante completo com locais de atuação pública e instalações recreativas".
Inspirado na forma tradicional do circo - um círculo com uma audiência radial - a proposta de projeto utiliza uma estratégia de visualização radial "para ativar de forma semelhante a comunidade educacional". Além disso, no projeto, acrobacias, performance e sala de aula são tratadas igualmente, "[desafiando] a relação de visão crucial para um circo e as configurações acadêmicas".
Vários grandes salões de treinamento acrobático, com extremidades transparentes, atuam como um óculo através da planta circular. Estes oferecem visões dramáticas do Rio Fore e conectam performances do pátio, descreveram os arquitetos.
Um ciclo interativo contínuo que oscila entre treinamento, estudo em grupo, socialização e prática privada manterá áreas de mídia, bibliotecas, um café e áreas flexíveis circulatórias entre os salões de treinamento.
A circulação pública é tecida em todo o edifício, com os visitantes entrando o espaço por sob a parte elevada, chegando em um grande auditório público.
Um "ventre" atua como um teatro dinâmico ao ar livre e praça onde o público e os alunos podem interagir.
Saiba mais sobre o projeto aqui.
Notícia via: v2com.