Em uma grande vitória para os preservacionistas, um dos poucos exemplos da arquitetura brutalista de Sydney, o Sirius Apartment Building, foi salvo da bola de demolição depois que o tribunal decidiu contra a tentativa do governo de negar à obra um lugar na lista de patrimônio estadual.
O governo de Nova Gales do Sul estava tentando vender o edifício para financiar o desenvolvimento de novas habitações públicas, argumentando que colocar o edifício Sirius na lista de patrimônio reduziria seu valor em até US$ 70 milhões, causando "dificuldades financeiras indevidas".
No entanto, o tribunal decidiu que o governo havia ignorado uma recomendação do conselho de patrimônio de incluí-lo na lista, rejeitando seu argumento conta a inscrição do imóvel no registro de patrimônio.
O tribunal também ordenou que o governo deverá pagar os custos da Associação Comunitária Millers Point, que lutou contra a demolição do edifício com auxílio de financiamento coletivo - quase US$ 50 mil foram doados para a batalha judicial.
A decisão não coloca automaticamente o Sirius Building na lista de patrimônio, mas exige que o governo possibilite sua inscrição.
Saiba mais sobre o processo do Sirius Building no Sydney Morning Herald.