Cinco cidades que criaram seus "highlines" em vias de transporte abandonadas

A revolução industrial deixou marcas profundas nas cidades, definindo em grande parte a aparência e o funcionamento das cidades até os dias de hoje. Vias férreas serviram durante décadas à expansão econômica e territorial das cidades, entretanto, com o surgimento do automóvel na primeira metade do século passado e hegemonia do rodoviarismo na segunda metade, a grande maioria das ferrovias urbanas foram abandonadas, tornando-se apenas o registro concreto de eras passadas.

Por décadas desocupadas, comunidades de diversas cidades ao redor do mundo passaram, nas últimas décadas, a ver com outros olhos estas relíquias do transporte ferroviário. O The Guardian compilou cinco cidades que transformaram suas ferrovias abandonadas em espaços públicos, parques e áreas de lazer - veja-as a seguir.

Viaduto da Estação de Seul, Coreia do Sul

Viaduto da Estação de Seul. Image © Ossip van Duivenbode

Concluído em 1970, o viaduto da estação de Seul foi por muitos anos um símbolo do progresso nacional, entretanto, a estrutura de um quilômetro de extensão passou por uma radical transformação a cargo do escritório MVRDV, sendo reaberta em maio deste ano como um jardim urbano com mais de 23 mil plantas.

High Line em Nova Iorque, EUA

High Line em Nova Iorque. Image © David Berkowitz via VisualHunt / CC BY

Talvez o parque linear urbano mais famoso do mundo, o High Line de Nova Iorque funcionou como ferrovia até 1980. O primeiro trecho deste parque suspenso foi inaugurado em 2009, graças ao esforço conjunto dos moradores do bairro através da organização Friends of the High Line. Segundo estimativas, em 2016, mais de 7,7 milhões de pessoas visitaram a antiga ferrovia. 

Monks Bridge em Leeds ainda aguarda o projeto, embora este já tenha sido aprovado pelas autoridades locais. Image © russelljsmith via Visualhunt.com / CC BY

Projetado por Thomas Grainger e inaugurado em 1846, este viaduto, localizado a oeste da estação central de Leeds, será convertido em um parque de 300 metros de comprimento. Sob suas 18 arcadas serão instalados bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais que, juntamente com outras 600 unidades residenciais que serão construídas, ajudarão a regenerar esta antiga área siderúrgica. 

The Goods Line em Sydney, Austrália

gianni francisco. Via Pinterest. ImageThe Goods Line em Sydney

Com 500 metros de comprimento, este percurso verde conecta a estação central de Sydney ao porto de Darling. Inaugurado em 2015, o projeto inclui uma academia ao ar livre e uma área de recreação aquática, um poço de areia e mesas de tênis de mesa. Além disso, o parque foi concebido para receber eventos ao ar livre, como apresentações musicais, de teatro e projeções de filmes. 

Westway Gardens em Londres, Reino Unido

Westway Gardens em Londres, antes da intervenção que o transformou em um atrator urbano. Image © Mark Ahsmann via Wikimedia, CC BY-SA 3.0

Inaugurado em 1970, o Westway tem quatro quilômetros de extensão e atravessa os bairros de Kensington e Chelsea. A estrutura elevada criava um espaço abandonado de 23 acres que hoje é ocupado por lojas, instituições de caridade e instalações desportivas. O jardim, de mais de 3,5 hectares, é mantido por funcionários e voluntários e recebe mais de um milhão de visitantes todos os anos.

Fonte: The Guardian.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Cinco cidades que criaram seus "highlines" em vias de transporte abandonadas" 02 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876902/cinco-cidades-que-criaram-seus-highlines-em-vias-de-transporte-abandonadas> ISSN 0719-8906

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