À convite do IVM Brasil - Instituto Cidade em Movimento, o arquiteto e urbanista francês, Pierre Alain Trévelo, esteve na cidade de São Paulo em maio deste ano. Além de conhecer alguns dos principais espaços públicos da região central da cidade, participou de visitas, reuniões e debates. Em todos os eventos, Trévelo destacou a concepção da “super superfície”, de um espaço livre para todos, que somente pode ser concebido a partir da consulta e da participação da sociedade civil na avaliação do espaço público.
No dia 19 de maio, Trévelo palestrou no encontro “O que há de público no espaço público da cidade?”, promovido pelo IVM em parceria com a Academia Paulista de Letras e o Consulado da França. O evento contou com a presença de Cecília Lotufo, ativista e fundadora do Movimento Boa Praça, e do arquiteto e urbanista Valter Caldana, do IVM/Mackenzie.
Tendo como ponto disparador da discussão a proposta de “revitalização” do Largo do Arouche, Trévelo apresentou o projeto vencedor do concurso internacional para a Praça da República de Paris, reinaugurada em Junho de 2013. Treveló e sua equipe do estúdio TVK compreenderam a Praça como um espaço público de abrangência metropolitana e que, portanto, deveria incorporar o conceito do uso universal: não é de um ou outro, mas de todos.
Desta forma, a “super superfície” da Praça se coloca como espaço versátil receptiva às atividades diversas do cotidiano, bem como os principais acontecimentos da cidade, festivais e manifestações de cunho social e político.
Durante a palestra, Treveló destacou a importância do processo de dois anos de discussão e consulta pública, para que fosse possível conceber a proposta final.
- Para mais informações sobre o IVM Brasil acesse: http://cidadeemmovimento.org/
- Para mais informações sobre o projeto da Praça da República acesse: http://republique.tvk.fr/