Com relatórios mostrando que a Millennium Tower de San Francisco continua a afundar, engenheiros da LERA and DeSimone Consulting divulgam uma possível solução para o edifício.
Desde que a construção iniciou em 2005, a torre de apartamentos de luxo de 58 pavimentos afundou cerca de 43 centímetros e se inclinou aproximadamente 35 centímetros em direção ao Norte. De acordo com um novo relatório da Arup Ground, o problema parece não ter se resolvido: nos últimos 7 meses, o edifício afundou mais 2,5 centímetros e se inclinou mais cinco, aumentando as rachaduras.
Obrigado a tomar uma atitude, a incorporadora Millennium Partners contratou engenheiros da LERA and DeSimone para pensarem em uma solução que trouxesse o edifício de volta à sua orientação original e impedisse que ele afundasse mais.
A solução dos engenheiros envolveria construir entre 50 e 100 novas estacas de fundação a partir do nível do porão na rocha 60 metros abaixo - uma estratégia considerada durante o processo de construção original, mas, em última análise, considerada desnecessária. As estacas existentes atingem apenas 18-30 metros de profundidade.
A solução tem custo estimado entre US$ 100 e 150 milhões, entretanto, quem irá arcar com os custos ainda não está certo, já que um processo envolvendo a Millennium Partners, a associação de proprietários e o Transbay Transit Center, localizado nos arredores, ainda não foi concluído.
Saiba mais sobre o caso, aqui.
"Nos vemos no tribunal!" 9 ações judiciais na arquitetura
O que o ganhador do prêmio Pritzker, Frank Gehry, recebeu após projetar o Stata Center, um complexo acadêmico para o MIT? Um cheque muito gordo e um processo judicial maior ainda, alegando negligência e quebra de contrato devido a vazamentos, mofo, rachaduras e problemas de drenagem.