O arquiteto laureado com o Pritzker, Tadao Ando, projetou um monumental templo coberto de lavanda em torno de uma estátua gigante de Buda no Cemitério Makomanai Takino, na cidade de Sapporo, no norte do Japão.
Antes que o templo fosse concluído, a escultura de Buda de 13 metros de altura ficou isolada em um campo por 15 anos. Logo após a conclusão, o cliente percebeu que a estrutura de pedra estava fora de escala, dando aos visitantes uma sensação desconfortável. Por essa razão, decidiram contratar Ando para criar um percurso arquitetônico mais sereno até o local.
O novo templo envolve a estátua, deixando apenas o topo de sua cabeça visível do lado de fora da colina, e conta com mais de 150 mil pés de lavanda que permitem que a paisagem mude de verde na primavera para roxo no verão a branco com a neve no inverno. Os visitantes agora se aproximam de Buda através de uma passagem de 40 metros de comprimento em direção ao espaço circular que envolve a estátua.
"O objetivo deste projeto era construir um espaço de oração que melhorasse a atratividade de um Buda de pedra esculpido há 15 anos", explicou Ando em um ensaio para a revista DOMUS.
"Nossa ideia era cobrir o Buda abaixo da cabeça com uma colina de lavanda. Sob a colina há um túnel de 40 metros e uma rotunda envolvendo a estátua."
"A intenção do projeto era criar uma sequência espacial vívida, começando com a longa aproximação através do túnel para aumentar a antecipação da estátua, que é invisível do lado de fora. Quando se chega ao espaço de oração, os visitantes olham para o Buda, cuja cabeça está cercada por um halo através do qual se pode ver o céu no fim do túnel."