Maior cidade da América do Sul, São Paulo já é, possivelmente, a metrópole com o maior número de atrativos culturais do país, entretanto, isso não parece ser impedimento para a criação de novos centros voltados à cultura, lazer e esportes.
Em 2017 a capital paulista verá aparecer em seus guias culturais quatro novos centros de grande importância, atendendo a um público bastante heterogêneo habituado tanto ao centro da cidade quanto à sua avenida mais emblemática: a Paulista.
Veja, a seguir, os quatro novos centros de cultura que abrirão suas portas ainda este ano:
Japan House
Japan House São Paulo de Kengo Kuma e FGMF, pelas lentes de FLAGRANTE
O arquiteto e fotógrafo de arquitetura Romullo Fontenelle, do estúdio FLAGRANTE, compartilhou conosco uma série de fotografias da recém-inaugurada Japan House São Paulo, projeto de Kengo Kuma em parceria com o escritório paulistano FGMF. O projeto é uma iniciativa global do governo japonês que busca "lançar um novo olhar sobre o Japão contemporâneo".
O projeto, liderado por Kengo Kuma e pelo escritório paulistano FGMF, é uma iniciativa global do governo japonês que busca "lançar um novo olhar sobre o Japão contemporâneo". Inaugurada em maio deste ano, a Japan House está localizada na Avenida Paulista, próximo à rua Brigadeiro Luís Antônio, e tem como objetivo combinar arte, tecnologia e negócios para oferecer aos visitantes uma tradução do Japão do século XXI.
Sesc 24 de Maio
Sesc 24 de Maio de Paulo Mendes da Rocha e MMBB será inaugurado em agosto
A região central de São Paulo ganhará a mais nova unidade do Sesc na capital paulista, com a inauguração, no dia 19 de agosto, do Sesc 24 de Maio. Localizado na esquina da rua que dá nome à unidade com a Rua Dom José de Barros, o novo centro cultural, esportivo e de convivência da cidade foi projetado por Paulo Mendes da Rocha em parceria com o escritório MMBB Arquitetos.
Localizado na região central da cidade, na esquina da rua que dá nome à unidade com a Rua Dom José de Barros, o novo centro cultural, esportivo e de convivência da cidade foi projetado por Paulo Mendes da Rocha em parceria com o escritório MMBB Arquitetos. Com expectativa de receber cerca de cinco mil pessoas por dia, o Sesc 24 de Maio conta com área construída de aproximadamente 28 mil m².
Trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e a população terão acesso a uma programação com o mesmo perfil oferecido pelas unidades Sesc em termos de equipamentos e conteúdo. Sua inauguração está marcada para o dia 19 de agosto.
Museu Instituto Moreira Salles
Projeto do Museu Instituto Moreira Salles /São Paulo - SP
O Instituto Moreira Salles terá um novo museu em São Paulo.
O projeto do escritório Andrade Morettin Arquitetos venceu o concurso do qual participaram outros cinco escritórios brasileiros para a construção de um edifício que destinará três andares somente para exposições e terá também um cinema/auditório, uma biblioteca de fotografia, salas de aula para cursos, cafeteria, loja e a administração do IMS. O novo museu se localiza na Avenida Paulista, próximo à Consolação, e tem inauguração marcada para o dia 22 de agosto.
Sesc Paulista
Em reformas desde 2010, esta unidade, projetada por Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados, reabrirá suas portas no segundo semestres deste ano. Voltado para as artes cênicas e do corpo, o centro cultural contará com três auditórios, salas para oficinas, áreas de exposições, salas de ensaio e ginástica, além dos tradicionais serviços oferecidos por todas as unidades do Sesc, como café, restaurante e lojas. O Sesc Paulista se localiza na avenida de mesmo nome, próximo à Praça Oswaldo Cruz.