Pintor, escultor, arquiteto, matemático, engenheiro, botânico, historiador, músico... parece que a lista de aptidões de Leonardo da Vinci é realmente universal - e talvez seja justamente por isso que ele seja um dos artistas mais famosos do mundo, dentro e fora dos círculos da arte.
Em vida, parte de suas ideias e reflexões foram registradas em seus cadernos de anotações. Alguns destes manuscritos foram perdidos com o passar dos séculos e os que restaram se tornaram objetos raríssimos acessados apenas por um seleto grupo de colecionadores e historiadores - até agora.
Uma colaboração entre a British Library e a Microsoft, intitulada Turning the Pages 2.0, tornou 570 páginas do Codex Arundel de da Vinci disponíveis online e gratuitamente. Agora, qualquer pessoa pode navegar pelos escritos de uma das mentes mais inventivas do Renascimento. Nas centenas de páginas digitalizadas encontram-se ideias para aviões, helicópteros, paraquedas, submarinos e automóveis, séculos antes destes terem sido desenvolvidos e trazidos ao mundo.
O processo de digitalização teve início em 2007 hoje é possível "virar" as páginas do manuscrito de da Vinci como se fosse um livro real, porém, acompanhado de anotações da British Library.
Navegue pelos textos e desenhos de Leonardo da Vinci aqui, e para conhecer mais da vida e obra do inventor, clique aqui.
Fonte: Openculture