Miralles Tagliabue EMBT foi anunciada como vencedora de um concurso para o projeto do Artenoah, um centro de biodiversidade em Rehau, na Alemanha, que servirá a esse cinturão verde rico em espécies ao longo da fronteira da Alemanha e da República Tcheca. Construído nas terras arborizadas do distrito de Neuhausen, o desenho urbano consiste em uma série de espaços temáticos para o exterior e um pavilhão central com uma forma ondulada que permite misturar-se na paisagem circundante.
O prédio foi projetado para otimização ecológica, seguindo as estratégias de eficiência passiva delineadas pelo esquema de "Sun House", de 2000 anos, de Sócrates. A estrutura compacta é orientada ao sul e apresenta um telhado verde que integra o edifício no terreno e convida os visitantes a "subir e descobrir a abordagem escultural do mesmo".
"Em uma visita ao local, observamos as aves dirigidas pela inteligência coletiva, em uma revoada e transbordando o platô do terreno. Projetamos as linhas dos movimentos dos pássaros na área agrícola de Wagnersberg e os reformulamos na nossa proposta", explicam os arquitetos.
"Começar com estas linhas desenvolve um conceito completo de um edifício com espaços exteriores e alcança uma integração completa na paisagem".
A circulação através do terreno é descrita como uma série de vinhetas:
"Depois de subir a colina, você vai encontrar o restaurante com a famosa comida franconiana, que oferece vistas para o parque natural Fictelgebirge a partir do terraço. Do vestíbulo do edifício, você entrará na área de exposição atravessando um caleidoscópio, apresentando os visitantes a um mundo de biodiversidade".
Com o apoio da prefeitura e das instituições ambientais, incluindo a Agência Federal de Conservação da Natureza, o projeto deverá atrair mais de 80 mil visitantes por ano.
Planeja-se começar a construção em 2018.
Notícia via EMBT
Arquitetos
Localização
Rehau, AlemanhaArquiteta
Benedetta TagliabueDiretor de Projeto
Stefan GreenEquipe de Projeto
Nil Corominas, Riccardo Radica, Fabrizio Tanchis, Gabriele RotelliEngenharia e Sustentabilidade
BOLLINGER+GROHMANCliente
Prefeitura de Rehau (Alemanha)Área
81000.0 m2Fotografias
Cortesia de EMBT