Neste vídeo, a BBGK Architekci leva você ao seu recém-finalizado Museu Katyn, em Varsóvia, na Polônia, um espaço dedicado aos eventos do Massacre de Katyn na Segunda Guerra Mundial. Selecionado como finalista do Prêmio Europeu de Arquitetura Contemporânea Mies Van der Rohe 2017, o projeto faz a ponte entre uma estrutura histórica existente e uma nova intervenção através do uso de materiais e do sequenciamento de espaços sagrados e comoventes.
É muito emocionante e muito forte vir aqui para a Polônia encontrar este lugar que é parte da cidade, mas também é isolado. O que eu gosto são as muitas barreiras que você tem que atravessar; as várias sequências de portões, espaços escuros e espaços claros para então chegar à grande praça aberta onde a própria floresta te faz lembrar o que aconteceu.
- Aaron Betsky, crítico de arquitetura e Diretor da Escola de Arquitetura Frank Lloyd Wright
Assista ao vídeo para um passeio pelo museu, com comentários de críticos, incluindo Aaron Betsky, o diretor do Departamento de Proteção ao Patrimônio Histórico de Varsóvia, Michał Krasucki, e a editora-chefe da revista polonesa Architektura-Murator, Ewa P. Porębska.
Katyn Museum / BBGK Architekci
16 Bzozowski Grabowiecki Architekci; Jan Belina-Brzozowski, Konrad Grabowiecki Jan Belina-Brzozowski, Konrad Grabowiecki, Jerzy Kalina, Krzysztof Lang - with teams Joanna Orłowska, Marek Sobol, Emilia Sobańska, łukasz Węcławski, Agnieszka Grzywacz, Ewelina Wysokińska, Jacek Kretkiewicz, Tomasz Pluciński, Maciek Rąbek, Marcin Szulc, Barbara Trojanowska, Jolanta Fabiszewska From the architect.