- Área: 527 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Víctor Hugo Navarro
-
Fabricantes: Alupremium
Descrição enviada pela equipe de projeto. No trópico, as partes de uma residência podem ser interiores e exteriores, conectadas entre si; a natureza e a residência estão por todos os lados.
Procura-se, também, expressar em uma casa a forma de ser caracterizada por entender o interior e o exterior como domésticos, inclusive no público e aberto; onde os espaços são contínuos como expressão sem barreiras dessa domesticidade expandida.
A residência se localiza no terreno de um antigo cinema drive-in, na cidade de Valência, capital industrial da Venezuela. Esse estabelecimento havia modelado o terreno no sentido leste-oeste cortando parte da faixa de uma montanha e introduzindo uma inclinação para o que antes era a tela do cinema. A residência é implantada ao lado de um desses cortes do terreno e na parte alta da inclinação.
A ideia fundamental era dotar a edificação de espaços que possam se relacionar com o exterior de maneira direta para vincular os moradores da residência com a natureza que os rodeia e não converter-se em uma caixa hermética que perde sua conexão com o exterior, respeitando o relevo natural da maior parte do terreno.
A estratégia implementada é da conceber os espaços interiores como exteriores e vice-versa; por isso se apresenta como uma sucessão de interiores e exteriores como dormitórios de uma paisagem habitada:
- Dois pátios internos interagem com a natureza e luz no limite entre o privado e o público;
- Uma raia de natação acompanha todo o percurso longitudinal;
- Terraços ao ar-livre, dispostos em todas suas fachadas de diferentes maneiras: o terraço junto com a sala gera a duplicidade de um espaço fechado e ao abrir as portas cria um espaço de saída para os serviços, um lugar que, ao mesmo tempo, tornará o trabalho doméstico muito mais agradável pelo vínculo com o exterior, e o terraço privado junto com as habitações que incorporam ao espaço de descanso o verde exterior;
- Um terraço semi-enterrado e coberto, como uma praça, será cenário de diferentes atividades nas quais prevalece a intenção do cinema ao ar livre e contato direto com as áreas verdes.
Essa sucessão de interiores e exteriores está acompanhada por uma faixa horizontal que entra e sai, definindo e evidenciando os dormitórios, habilitando a domesticidade interior- exterior. Por baixo da faixa, emoldura-se a dilatação interior-exterior das partes da residência, enquanto, por cima, a faixa define, exclusivamente em vidro, a relação do interior com o entorno natural onde se localiza a residência: a faixa montanhosa e o céu.