O projeto de Warren and Mahoney Architects para a ampliação do aeroporto de Wellington na Austrália é uma resposta material que destaca o potencial de usar a madeira laminada em projetos de arquitetura de grande escala.
A estrutura da fachada reconhece a grande versatilidade da madeira laminada no projeto de grandes estruturas e formas complexas, permitindo, neste caso, a proposição de uma peça reta que é curvada para fazer a junção com a peça seguinte.
Descrição dos arquitetos. A ampliação sul do Edifício do Terminal Principal é um novo e significativo projeto para o Aeroporto de Wellington, fornecendo uma resposta às metas estratégicas do aeroporto para 2030, sendo também o primeiro grande trabalho para o Terminal Principal desde sua abertura em 1999.
O terminal foi projetado para permitir o aumento do número de passageiros para os requisitos atuais e futuros até 2021. Isso foi alcançado fornecendo tanto um aumento da área de construção quanto uma reconfiguração das instalações operacionais na extremidade sul do terminal. Incluiu um refinamento da seleção de segurança para o South West Pier, o acesso reorganizado para os portões da South Pier Regional e a largura adicional para o South Pier.
O Edifício do Terminal Principal foi ampliado com uma aparência semelhante ao edifício existente, e a extensão para a conexão do cais sudoeste foi ampliada para incorporar a localização centralizada de rastreamento de segurança, o
sistema de controle de fluxo de passageiros, a área de embarque sul, permitindo o aumento da circulação.
A extensão do link South West Pier é um conector físico entre o Main Terminal Lounge e o South West Pier Gate Lounge e South Pier. É projetado para fornecer uma experiência de lounge íntimo com pé-direito inferior, um feixe de madeira personalizado e um sistema de forro metálico perfurado dobrado e uma estrutura de fachada de madeira que proporciona sensação de calor, enquanto reconhece o detalhamento tanto do prédio do terminal principal quanto da mais recente extensão internacional do salão do terminal de passageiros.
As paredes sul e norte são envidraçadas, oferecendo aos passageiros vistas através dos quadros de madeira laminada colada. O projeto oferece uma experiência memorável positiva para passageiros em um dos portões-chave de Wellington para a cidade.
Arquitetos: Warren and Mahoney Architects
Cliente: Wellington International Airport Ltd
Localização: Wellington, Austrália
Ano de Finalização: 2016
Fotografias: Cortesia de Warren and Mahoney Architects