A nova ponte mais longa de Nova Iorque, a Tappan Zee, foi aberta ao público na última sexta-feira. Após quatro anos de construção e US$ 4 bilhões, a primeira das duas estruturas gêmeas, de dois vão suspensos por cabos foi aberta a automóveis, ciclistas e pedestres.
Renomeada após o falecimento de Mario M. Cuomo (pai do atual governador, que também foi governador do estado de Nova Iorque), a ponte de 5 quilômetros substitui a antiga ponte treliçada de aço de 61 anos, construída em um dos pontos mais largos do rio Hudson, conectando a cidade aos condados de Rockland e Westchester.
O projeto possui oito torres inclinadas de concreto com 217 metros de altura, a partir das quais os 192 cabos suportam às pistas principais. Mais de 110.000 toneladas de aço e mais de 250.000 metros cúbicos de concreto foram utilizados na construção do projeto, incluindo 6.000 painéis de pista de concreto pré-moldado. A estimativa é que passem 140.000 veículos diariamente pela ponte.
Quando estiver completa, a nova ponte contará com oito pistas de tráfego comum com outras quatro pistas adicionais de acostamento e para o fluxo de veículos de emergência - algo que a antiga ponte não possuía, gerando problemas de tráfego e atrasos frequentes. De acordo com o gabinete do governador, essas pistas extras também poderão ser usadas futuramente como espaço para BRT (Bus Rapid Transit) ou linhas de trens urbanos. Também estão incluídos no projeto final, uma ciclovia e um passeio para pedestres.
A ponte é um dos maiores projetos de infraestrutura já realizados através de um processo de construção baseado na rapidez e redução dos custos totais. Realizado através de um consórcio de empresas conhecidas como Tappan Zee Constructors, o projeto está cumprindo o cronograma de obras e está custando US$ 1 bilhão a menos do que a previsão inicial.
A ponte leste continua em construção e tem conclusão prevista para 2018.
Via Gabinete do Governo de Niva Iorque e The New York Times.