As pessoas podem improvisar a cidade; e podem improvisar a arquitetura. Isso significa que a cidade não deveria resistir aos [seus] habitantes, mas obedecê-los... Precisamos voltar à elasticidade.
Nesta entrevista para o Louisiana Channel, o arquiteto e teórico Yona Friedman discute a situação da cidade contemporânea e a responsabilidade dos arquitetos de projetar estruturas que podem ser adaptadas à maior variedade de indivíduos e propósitos.
No vídeo, Friedman fala sobre seu revolucionário trabalho 'Ville Spatiale' (1956), uma enorme superestrutura que poderia cobrir as cidades existentes, permitindo que as pessoas construíssem seus próprios habitats dentro desta estrutura maior. Com o crescente afluxo de refugiados e imigrantes tensionando os limites de muitas cidades da Europa, os princípios por trás do trabalho são mais uma vez atualizados - permitindo que as pessoas escolham seu próprio ambiente, os novos habitantes estão capacitados a operar de forma independente e em benefício de todos.