O Rio de Janeiro vai receber a II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) entre os dias 7 e 10 de outubro. O objetivo é aproximar os arquitetos e urbanistas da sociedade para debater temas relevantes para o setor e as políticas de orientação, disciplina e fiscalização da profissão. As conclusões da Conferência têm caráter de recomendação aos conselhos federal e estaduais de Arquitetura e Urbanismo. O evento é gratuito e aberto a participação de todos os arquitetos e urbanistas e sociedade em geral. Haverá transmissão ao vivo pelo site do Conselho.
O tema principal dos debates será “Todos os Mundos – Rumo a UIA.2020.RIO”, em referência ao tema proposto para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2020: “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”. Dessa forma, a II Conferência inicia os trabalhos de preparação para o evento da União Internacional de Arquitetos, que representa mais de 1,5 milhão de arquitetos de 130 países. Espera-se que mais de 10.000 profissionais de todo o mundo venham ao Rio de Janeiro em 2020. Desde 1969, quando Buenos Aires foi a sede do 10º Congresso, a América do Sul não hospedava um evento mundial da UIA.
A II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo pretende reunir mais de 600 arquitetos e urbanistas no Rio de Janeiro para três palestras magnas e debates desenvolvidos em três blocos. O primeiro deles será composto por quatro mesas redondas:
a) “O mundo da renovação”, focando nos centros urbanos das cidades, sua recuperação e vivacidade.
b) “O mundo da resiliência”, abordando a periferia das cidades, suas fragilidades, resistências e as reversões das más situações.
c) “O mundo da transição”, tratando do impacto das novas tecnologias de comunicação e informação e das mudanças comportamentais na reorganização das cidades.
d) “Todos os mundos”, reunindo e ampliando as discussões anteriores e apontando para o tema do 27º Congresso Mundial de Arquitetos – ‘Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21’.
O segundo bloco vai abordar as ações na área de Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo e debater o percurso do CAU desde sua fundação até os desafios que se apresentam ao futuro. Esse bloco divide-se em cinco área de discussão:
a) “A Ética na Arquitetura e Urbanismo”;
b) “A formação profissional na Arquitetura e Urbanismo”;
c) “A prática profissional da Arquitetura e Urbanismo”;
d) “A organização profissional da Arquitetura e Urbanismo”;
e) “O planejamento profissional da Arquitetura e Urbanismo”.
O terceiro bloco, coordenado pelo Colegiado das Entidades dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU), discutirá o futuro do ensino e do exercício da profissão. Com o tema “Arquitetura e Urbanismo como aprendizagem intercultural”, seus debates serão igualmente abertos a todos os inscritos na II Conferência.
As inscrições são gratuitas já estão abertas e podem ser feitas aqui.